Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COBEM - Congresso comemora seu Jubileu de Ouro

COBEM - Congresso comemora seu Jubileu de Ouro
Emerson Wolaniuk
out. 11 - 3 min de leitura
000

COBEM - Congresso comemora seu Jubileu de Ouro

 

Às 9:30h da manhã do dia 11 de Outubro, o 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM abriu o evento com o grupo Coral Corda Vocal, com uma belíssima apresentação. Após a seção cultural, subiu ao púlpito a Presidenta da Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM, Jadete Barbosa Lampert, apresentando os objetivos do congresso.

Após as boas vindas, Lampert evocou a importância do evento que comemora seu Jubileu de Ouro, juntamente com o centenário da Faculdade de Medicina da USP e com os 50 anos da Federação Panamericana de Associações de Faculdades e Escolas de Medicina – FEPAFEM.

O 50º COBEM comemora a aprovação do novo estatuto da ABEM, que a coloca em dia com a demanda das escolas de medicina e da educação em saúde no Brasil, visando aproximar a Associação das escolas, procurando descentralizar e integrar-se às instituições de ensino através da criação de conselhos regionais.

A ABEM foi fundada em 1962, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mudando sua sede, posteriormente, para o Rio de Janeiro. Segundo Lampert, a ABEM é a principal protagonista de melhorias na educação médica do Brasil. A meta agora é fortalecer e construir novas parcerias, ampliar espaços de discussão e produzir conhecimento. Pretende, com o novo estatuto, a criação de uma “cultura avaliativa” para acompanhar as demandas de saúde da sociedade brasileira para promover:

  • Capacitação de Preceptores;
  • Avaliação Institucional;
  • Testes de Progresso;
  • Competências do Internato Médico;
  • Ensino em Urgência e Emergência.
  • Após a apresentação da ABEM, a acadêmica Nathália Macerox, presidente discente do evento, deu as boas vindas, prosseguindo a abertura do 50º COBEM fazendo os devidos agradecimentos. O presidente docente, Dr. Milton de Arruda Martins, fez então a apresentação do símbolo do 50º COBEM, que foi tomado emprestado do monumento de Oscar Niemeyer, situado no Memorial da América Latina em São Paulo. Refletiu a respeito da FMUSP e sua evolução junto à cidade de São Paulo, e na peculiaridade da formação voltada ao médico dos grandes centros.

    O COBEM tem o apoio da AMEE – Associação das Escolas Médicas Européias, FEPAFEM, Faculdade de Medicina da USP – FMUSP e Governo Federal, sendo este o principal patrocinador do evento.

    Escolas parceiras: Universidade São Camilo, Faculdade de Medicina do ABC, Unicid, Faculdade Anhembi-Morumbi, Uninove, Unifesp, Faculdade de Medicina da Santa Casa e UMC.

    O Presidente de Honra do evento é o médico e ex-ministro da saúde, Dr. Adib Jatene, criador do Plano Metropolitano de Saúde, que transformou-se mais tarde no Sistema Único de Saúde - SUS. A equipe do Academia Médica encontrou-se com o Dr. Adib Jatene e você pode conferir a entrevista com ele aqui.

    Acompanhe no Academia Médica os melhores momentos do 50º COBEM!


    Denunciar publicação
      000

      Indicados para você