Um artigo publicado recentemente no Journal of Professional Nursing , por pesquisadores líderes de enfermagem da University of Pennsylvania School of Nursing (Penn Nursing), compartilhou a visão sobre como as escolas de enfermagem podem integrar a inovação em suas missões. O artigo "Creating an innovation infrastructure in academic nursing" descreve etapas acionáveis para posicionar os enfermeiros como líderes neste espaço e fornece informações sobre como a Penn Nursing infundiu inovação em sua missão e currículo.
Para que os enfermeiros liderem na saúde e na inovação dos cuidados de saúde, as escolas de enfermagem e os programas de enfermagem devem pensar estrategicamente sobre o conhecimento e as habilidades que a próxima geração de enfermeiros precisará e, em seguida, apoiar essas necessidades de inovação em todos os níveis de pesquisa, educação e prática.
Os enfermeiros são naturalmente inovadores, qualificados para introduzir novas abordagens, ideias e soluções para os problemas enfrentados na saúde e nos cuidados de saúde. Sua compreensão de pacientes, famílias e comunidades fornece uma perspectiva única para a sustentabilidade, expansão e uso de tecnologia e outros processos inovadores para promover a saúde e o bem-estar, prevenir doenças e gerenciar condições agudas e crônicas. Ainda assim, os enfermeiros são parceiros ausentes ou muitas vezes silenciosos nas iniciativas de saúde e inovação em saúde.
Impulsionando a inovação na enfermagem
A chave para integrar a inovação na enfermagem é desenvolver um significado compartilhado de inovação dentro da universidade e da comunidade de saúde. Inovação significa coisas diferentes para diferentes disciplinas.
Segundo o artigo, uma vez adaptada a definição de inovação, existem passos estratégicos para construir uma infraestrutura que apoie a inovação. Essas etapas incluem:
- Estabeleça metas estratégicas para priorizar atividades, alinhar recursos, comunicar inovação e servir como referência de progresso.
- Construa uma infraestrutura de inovação para sistematizar e incorporar uma cultura de inovação dentro da escola.
- Desenvolva professores e professores campeões de inovação.
- Integre inovação em funções administrativas.
- Construa relacionamentos entre as escolas.
- Tenha experiência em inovação de marketing externamente.
- Transforme as descobertas da pesquisa em prática.
- Posicione os alunos para desenvolver e liderar inovações.
- Melhore a educação para a inovação através da aprendizagem ativa.
- Posicione enfermeiros para impulsionar e informar inovações nos sistemas de saúde.
Penn Nursing: estudo de caso de inovação
Os autores do artigo compartilham como Penn Nursing tomou as medidas recomendadas para definir com sucesso e infundir inovação no programa de sua escola. O primeiro passo foi alinhar-se com os valores centrais da niversity of Pennsylvania's: a inovação.
A infraestrutura e a construção de relacionamento entre campus logo se seguiram, com muitas iniciativas projetadas para o envolvimento com outras escolas para construir e apoiar habilidades e projetos de inovação de professores e alunos. Iniciativas foram então criadas para informar a comunidade mais ampla sobre a inovação em enfermagem. Transformar descobertas de pesquisa em prática continua sendo uma iniciativa contínua, assim como posicionar os alunos para desenvolver e liderar inovações no atual plano estratégico 2020-2025.
O artigo descreve ainda o foco da Penn Nursing na aprendizagem ativa para melhorar a educação para a inovação e como a escola cria conteúdo original para difundir o conhecimento da inovação. Também explica como a Escola de Enfermagem aproveita seus parceiros de prática para posicionar os enfermeiros para impulsionar e informar inovações nos cuidados de saúde.
Referências
Marion Leary et al, Creating an innovation infrastructure in academic nursing, Journal of Professional Nursing (2021). DOI: 10.1016/j.profnurs.2021.12.005
Medical X Press. How nursing schools can forward nurse-led innovation. 20-jan-2022. Disponível em https://medicalxpress.com/news/2022-01-nursing-schools-nurse-led.html