Nossos sistemas de saúde estão quebrados. Os médicos são capazes de tratamentos extraordinários (e caros), mas estão perdendo o foco principal: realmente tratar pessoas. O doutor e escritor Atul Gawande sugere que demos um passo atrás e observemos novas formas de praticar a medicina -- com menos caubóis e mais equipes treinadas.
Para demonstrar que não há mais espaço para o individualismo na medicina, em seu fabuloso Ted Talk, Atul Gawande elenca três das habilidades necessárias para o médico mudar a medicina que é praticada hoje em dia:
- 1) É preciso reconhecer o sucesso e o fracasso
- 2) é Preciso desenvolver soluções
- 3) É preciso implementar essas soluções
Com esses três pontos, ele conseguiu reconhecer na cirurgia a área que precisava de uma mudança radical. Voltando para o básico e utilizando-se das experiencias de outros profissionais (engenheiros da Boieng por exemplo) pode reconhecer que muito da morbimortalidade de um procedimento cirúrgico residia na falta do trabalho de equipe.
A partir disso, desenvolveu em parceria com a OMS o " Safe Surgery, Save Lives". O programa, na sua implementação, já diminuiu em 35% as complicações e em 47% a taxa de mortalidade dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais participantes.
Assista a esse tedtalk que está legendado em português. Comente se você já usou o programa da OMS para cirurgias seguras!
"Better is possible. It does not take genius. It takes diligence. It takes moral clarity. It takes ingenuity. And above all, it takes a willingness to try."
Atul Gawande
Cirurgião geral e endocrinológico no Brigam and Women's Hospital em Boston, Atul Gawande é também escritor do "The New Yorker" e tenta mudar a forma como pensamos que é a melhor prática da medicina. Escreveu artigos citados pelo Presidente Americano Barack Obama em sua campanha para presidente em 2009.
Atul Gawande é um médico e jornalista americano. É especialista em reduzir erros, aumentar a segurança e melhorar a eficiência dos procedimentos cirúrgicos.