Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como ser um ótimo médico?

Como ser um ótimo médico?
CRISTINA MARCIA SORIANO VELOSO ANDREACCI
set. 27 - 2 min de leitura
000

Como eu me torno um ótimo médico? Como eu sei que tipo de médico eu quero ser?
Da mesma maneira você se torna ótimo em qualquer outra coisa. Pense nisso, o que é preciso para se tornar tão bom quanto Michael Jordan, Pelé, Bill Gates ou Benjamin Carson*.

O processo é simples. Em termos acadêmicos: estude regularmente. Um estudo moderado e frequente de seu programa básico é necessário para lidar com as coisas comuns que ocorrem. Ler mais amplamente – periódicos, participar de conferências e cursos de curta duração, além de sites cuidadosamente selecionados, aumenta sua amplitude de conhecimento e permite que você faça essas conexões. Discutir casos com colegas é muito importante. Você se beneficia da experiência dos outros dessa maneira.

Veja muitos pacientes como estudante de medicina, como pós-graduado e como médico sênior totalmente treinado. Cada paciente que você vê deixa você mais experiente. Isso mostra em exames clínicos em particular.

Ensinar é uma ótima maneira de aprender. Para ensinar você precisa estudar e entender o assunto e ser capaz de comunicá-lo de maneira significativa. Os tópicos que mais me lembro são os que ensinei. Isso não significa que você precise obter uma qualificação educacional. Significa apenas que você precisa se interessar em compartilhar conhecimento com os outros. Eu fui ensinada, portanto eu ensino. Além disso, o conhecimento que eu dou a alguém hoje pode ajudá-los a salvar a vida de alguém que amo amanhã.

Por fim, mostre compaixão e gentileza para todos; não apenas seus pacientes, mas também aos seus colegas médicos e não médicos. Com os pacientes, facilita um relacionamento terapêutico e ajuda a dar esperança quando necessário. Para os colegas, facilita a vida profissional e, consequentemente, facilita a sua vida. Saúde é um esforço fenomenalmente estressante, facilitado pela boa vontade. Compaixão e bondade transformam um médico inteligente em um ótimo médico.

 

* Conheça um pouco mais sobre a história de Benjamin Carson no filme "Mãos talentosas":

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você