[ editar artigo]

Consulta +Rápida: a opinião de uma interna sobre o app

Consulta +Rápida: a opinião de uma interna sobre o app

O uso de aplicativos médicos transformou muitos aspectos da prática clínica. Atualmente o médico possui um arsenal de informações disponíveis a um toque, por isso os celulares se tornaram essencialmente uma ferramenta do conhecimento

Como interna considero que ferramentas que são capazes de auxiliar os médicos em formação fornecem muitos benefícios para os profissionais como também para os pacientes e serviços vinculados a ele. 

O aplicativo Consulta +Rápida, da Artmed, combina recursos de conteúdos sobre diagnóstico de doenças, diagnósticos diferenciais a partir de sintomatologias, bulas de medicamentos, orientações sobre procedimentos médicos, calculadoras e atualizações de evidências científicas mais recentes (como a COVID-19), com acesso rápido e oportuno das informações, sem limitação de tempo e em qualquer local com acesso à internet. 

 

appstore2Android-app-on-Google-play

Levando-se em conta que a educação médica enfrenta muitos desafios durante a capacitação dos estudantes, especialmente os do último período, com processos que incluem memorização de conteúdos extensos, ao mesmo tempo em que se busca adquirir prática clínica durante o internato, esse meio facilitador só tende a somar na capacitação do futuro profissional.  

Acredito que é muito importante que futuros médicos possam ter recursos como o aplicativo Consulta +Rápida, seja utilizando-o na condução dos casos ou na educação continuada e treinamento médico em períodos inter atendimentos.

Um bom exemplo vem da prática. Passando pelas rotações de Clínica Médica e de Pediatria, nos deparamos com uma diversidade de manifestações clínicas e de resultados de exames, que muitas vezes fazem parte da mesma doença, mas com aspectos diferentes em adultos e crianças. 

A possibilidade de verificar no aplicativo valores de referência e principais patologias relacionadas a dor abdominal em cada faixa etária, por exemplo, ajuda na construção do raciocínio clínico, ajuda a consolidar um conteúdo teórico num momento prático mediante a contribuição de um aplicativo que reuniu tantas informações pertinentes para área médica, de forma organizada, para que o diagnóstico, tratamento e demais condutas pudessem ser facilitados e executados de forma ordenada e correta.

E claro, a dor abdominal em crianças e adultos é só um exemplo de uma infinidade de sintomas e doenças relacionadas. Imagine saber ao pé da letra, por exemplo, cada doença rara, de cada faixa etária, com multicausalidade, muitas vezes de etiologia desconhecida que requer uma atualização periódica... Bom, esse aplicativo pode fazer isso por você.

Para os médicos recém-formados, o aplicativo Consulta +Rápida, pode colaborar com as demandas que eles costumavam precisar de um caderno de anotações, tabelas, cartazes nas paredes e até telefone celular de especialistas. 

Portanto, o uso efetivo dessa nova tecnologia pode aprimorar os métodos para se fazer diagnóstico, tratamento e o atendimento do paciente como um todo. Reduzindo erros médicos e tempo de atendimento, pois qualquer dúvida pode ser esclarecida antes da tomada de conduta. Dessa forma, a decisão clínica fica respaldada, provocando um efeito geral positivo no conhecimento e habilidades clínicas, como também na credibilidade que é transmitida aos pacientes e serviços de saúde.

Quer experimentar o Consulta + Rápida?

Os leitores da Academia Médica têm 90 dias completamente gratuitos (isso mesmo, 90 dias!) para usar o aplicativo e mais 20% de desconto para conhecer essa nova ferramenta de suporte a decisão clínica.

Para isso, você deve fazer os seguintes passos:

appstore2Android-app-on-Google-play

  1. Baixar o aplicativo (Google Play ou App Store)
  2. Selecionar a opção "Assinar"
  3. Clicar em "Participo de uma instituição parceira"
  4. Selecionar “Academia Médica
  5. Informar o código ACADMED90
  6. Pronto! Você garantiu os seus 90 dias gratuitos e 20% de desconto.

Academia Médica
Renata Campos Cadidé
Renata Campos Cadidé Seguir

Graduanda em Medicina 2015/2020. Centro Universitário Ingá | MGÁ-PR Tento unir uma paixão antiga por contar histórias à carência de difundir os conhecimentos de pesquisa científica, de forma mais palpável, para à população geral.

Ler conteúdo completo
Indicados para você