Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Contagem de espermatozoides humanos cai cerca de 1,1% ao ano no mundo

Contagem de espermatozoides humanos cai cerca de 1,1% ao ano no mundo
Academia Médica
nov. 28 - 1 min de leitura
000

A contagem de espermatozoides entre os homens está caindo em ritmo acelerado, segundo estudo liderado pelo epidemiologista israelense Hagai Levine, publicado na revista Human Reproduction Update. O trabalho analisou dados coletados de cerca de 57 mil homens em 223 estudos realizados em 53 países.

Segundo a pesquisa, a concentração de espermas em homens não sabidamente inférteis caiu de 101,2 milhões para 49 milhões por milímetro de sêmen, o que corresponde a mais de 51%, entre os anos de 1973 e 2018. Isto significa uma taxa de queda de cerca de 1,1% ao ano.

As razões da queda ainda são um mistério para os cientistas. Hipóteses como poluição, uso de materiais plásticos, tabagismo, maior consumo de drogas e medicamentos prescritos, sedentarismo, obesidade e má alimentação já foram levantadas. Porém, ainda não houveram conclusões definitivas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera normal a concentração de espermatozoides entre 15 milhões e 200 milhões por mililitro.

Referência:

Hagai Levine et al, Temporal trends in sperm count: A systematic review and meta-regression analysis of samples collected globally in the 20th and 21st centuries, Human Reproduction Update (2022). DOI: 10.1093/humupd/dmac035

Leia também:

Empresa anuncia novo método contraceptivo masculino com uso de hidrogel injetável

Artigo aborda relação entre mudanças climáticas e saúde reprodutiva



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você