Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Custos Comparados: Dieta Vegana versus Mediterrânea

Custos Comparados: Dieta Vegana versus Mediterrânea
Comunidade Academia Médica
nov. 20 - 3 min de leitura
000
No universo da nutrição e dietas saudáveis, a escolha entre adotar uma dieta vegana ou mediterrânea frequentemente emerge como uma discussão central. Ambas as dietas são reconhecidas por seus benefícios à saúde, mas será que o custo pode ser um obstáculo para aqueles que desejam mudar seus hábitos alimentares? Um estudo publicado no JAMA Network Open em 18 de novembro de 2024, traz informações sobre essa questão ao realizar uma análise secundária de um ensaio clínico randomizado, avaliando os custos alimentares associados a essas duas dietas populares.

O estudo foi conduzido de acordo com a Declaração de Helsinki e seguiu as diretrizes CONSORT para ensaios clínicos. Participaram do estudo indivíduos com sobrepeso, randomizados em uma relação 1:1 para seguir uma dieta vegana de baixo teor de gordura ou uma dieta mediterrânea baseada no protocolo PREDIMED, por 16 semanas, com um período de interrupção de 4 semanas entre cada dieta. Os custos dos alimentos não foram discutidos previamente com os participantes. As informações sobre a ingestão alimentar foram coletadas através de registros dietéticos de três dias e os custos foram estimados usando o Plano Alimentar Econômico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Os resultados revelaram que a dieta vegana resultou em uma redução de 19% nos custos totais de alimentação em comparação com a linha de base, enquanto a dieta mediterrânea não mostrou mudanças significativas nos custos. Especificamente, o custo diário da dieta vegana foi, em média, 25% menor do que o da dieta mediterrânea. Essa diferença deveu-se principalmente às economias com carne, laticínios e gorduras adicionadas, que foram significativamente mais altas na dieta vegana.

A análise demonstrou que adotar uma dieta vegana pode não apenas favorecer a saúde, como também reduzir significativamente os custos alimentares. A redução de 19% nos custos alimentares da dieta vegana está alinhada com estudos anteriores que indicavam uma redução de até 16%. Este estudo, com seu design cruzado e randomizado, proporciona uma comparação direta e robusta dos custos associados a ambas as dietas.

A tabela ilustra as mudanças nos custos dos alimentos de grupos alimentares específicos durante o estudo que comparou dietas mediterrânea e vegana de baixo teor de gordura:

Fonte: Kahleova H, Sutton M, Maracine C, et al., 2024

O estudo teve algumas limitações, como a dependência de registros dietéticos auto-relatados e o fato de que as estimativas de custo do Plano Alimentar Econômico são conservadoras e não incluem álcool. Além disso, os participantes eram voluntários e podem não representar a população geral.

As descobertas sugerem que a dieta vegana não é apenas benéfica para a saúde, mas também mais econômica em comparação com a dieta mediterrânea. Isso pode encorajar indivíduos a considerar a dieta vegana não só por razões de saúde, mas também como uma opção mais acessível.



Referência:

Kahleova H, Sutton M, Maracine C, et al. Food Costs of a Low-Fat Vegan Diet vs a Mediterranean Diet: A Secondary Analysis of a Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2024;7(11):e2445784. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.45784


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você