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Desejos para a Saúde - um exemplo de campanha política e publicitária

Desejos para a Saúde - um exemplo de campanha política e publicitária
Fernando Carbonieri
nov. 3 - 3 min de leitura
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Não dá para esconder de vocês a minha paixão por comunicação e publicidade. Desde que comecei a fazer o Academia Médica, percebi que comunicar melhor era um problema da classe médica e das instituições que lideram a nossa profissão.

A função primordial do médico é zelar pela saúde do nosso paciente. Mais do que isso, é nossa função como cidadãos promover avanços na saúde coletiva. Cabe a nós sim agir politicamente para que todos os brasileiros sejam melhor atendidos por uma estrutura adequada e eficiente. 

Mas não aprendemos política na faculdade. Muito menos nos foi ensinado a comunicar coletivamente. Cabe a publicidade e ao marketing tornar as ações médicas algo que seja visível ao cidadão. Partindo desta lógica, as instituições médicas devem sim promover ações de marketing e publicidade para ajudar a modificar a sociedade.

É isso que fez o SIMERS na sua campanha intitulada "Desejos para a Saúde". Nesta ação, iniciada antes do início das campanhas eleitorais, o sindicato pediu para que a população falasse na página da campanha sobre quais eram os desejos que necessitavam que os futuros prefeitos resolvessem.

Pessoas de todas as cidades do Rio Grande do Sul participaram. As respostas delas geraram mais de 490 dossiês que foram entregues aos partidos que tinham candidatos a prefeitos das cidades gaúchas. Ainda como parte da ação, cabe agora ao Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul cobrar os executivos municipais que serão empossados em 2017 sobre os desejos do povo gaúcho, sobre quais mudanças são mais urgentes para a melhoria da qualidade de vida deles.

A ação foi tão bem que está concorrendo ao prêmio Share social media, um dos mais importantes da publicidade brasileira. É a única campanha médica que está na competição por esse reconhecimento, ao lado de campanhas da VIVO, Mcdonalds, Governo Federal, AVON e outras marcas gigantescas.

Como funcionou a campanha?

https://youtu.be/G88tKL-yHoY

Eu acabei de votar e Acho que reconhecer uma ação deste tipo proporciona uma nova forma de comunicar de nossos Conselhos, Sindicatos ou Associações Médicas. Muito mais do que isso, comunicar melhor proporciona um exercício amplo da cidadania e é uma das formas mais importantes de fazer política.

Para ajudar ao SIMERS, participe você também da votação online que acontece neste site do prêmio Share Social Media 2016, clicando AQUI

Abaixo,o vídeo final da campanha

https://youtu.be/nGHiFbcwT0Y

Comente logo abaixo e não esqueça de votar no Prêmio Share Social Media 2016


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