Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia 08 de Julho - Dia da Alergia

Dia 08 de Julho - Dia da Alergia
Academia Médica
jul. 8 - 4 min de leitura
000

No dia 08 de julho é o dia da alergia, trata-se de um dia definido pela OMS para relembrar a importância que a alergia tem, uma vez que o seu desenvolvimento pode levar à morte.

 

Qual é o impacto que as alergias têm?

Estima-se que pelo menos 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia. A alergia a drogas também é mais prevalente do que pensamos, podendo acometer 1 a cada 10 pessoas, sendo presente em 20% dos casos de anafilaxia. 

As alergias a alimentos são um assunto bem sério, no entanto a ANVISA regula para que no Brasil os alimentos possuam rótulos mostrando todos os possíveis compostos alérgicos que o produto pode conter. Um estudo mostrou que de 40 mil crianças, 8% delas tinham alergias a algum tipo de alimento, sendo que em aproximadamente 30% delas houve reações alérgicas graves.

 

Qual a fisiopatologia?

Sabemos que a partir de mecanismos imunológicos, o corpo passa a atacar substratos que são inofensivos para a maioria das pessoas, como poeira, pelos, alimentos, entre outras coisas.

 

Atuais avanços na área da alergologia e imunologia

Recentemente tem-se buscado encontrar biomarcadores para classificar e identificar o tipo específico de alergia a fim de encontrar terapias específicas, além de tornar possível quantificar objetivamente a resposta em relação ao tratamento além dos sintomas subjetivos.

Esse quadro ilustra o campo desde a epidemiologia até a terapia [FONTE]

 

 

O que influencia?

Nesse estudo, menos risco de atopia foi identificado de migrantes se movendo de países menos ricos para países mais ricos, assim como pessoas que migram do campo para a cidade. Além disso, outros fatores foram identificados nesse estudo, como, predisposição genética, estilo de vida tais como, morar em ambiente rural, fumar, tamanho da família, peso corporal ou frequências de resfriados podem influenciar na sensibilização e no padrão de resposta da IgE.

Outros pesquisadores foram avaliar se os fatores de risco estavam ligados à uma sequência temporal na vida de crianças com rinite alérgica e identificaram metilação no DNA, na região do interferon gama, ou seja, crianças de 6 anos que possuem rinite alérgica tinham mais níveis de metilação na região promotora do interferon gama do que crianças sem rinite alérgica.

Avanços recentes têm sido feitos buscando elucidar o papel dos mastócitos na fisiopatologia das doenças alérgicas, fatores como polimorfismos e mecanismos de desencadeamento buscam trazer luz ao funcionamento mais exato dessas doenças a fim de encontrar soluções específicas e eficazes.

 

O que achou deste artigo? Tem algo a compartilhar no que tange às alergias? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo!

 

Outros artigos relacionados

Alergia aos Betalactâmicos. Você conhece as reações e complicações?

Especialidades Médicas - Alergia e Imunologia

 


 

Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referências

https://www.karger.com/?DOI=10.1159/000494931. Acesso em 06/07/2021.

https://doi.org/10.1159/000504364. Acesso em 06/07/2021.

Influence of Intrinsic and Lifestyle Factors on the Development of IgE Sensitization - FullText - International Archives of Allergy and Immunology 2017, Vol. 173, No. 2 - Karger Publishers. Acesso em 06/07/2021.

Epidemiologia das alergias (news-medical.net). Acesso em 06/07/2021.

Dia Mundial da Alergia: doença que atinge 30% da população brasileira e pode levar à morte - Notícias Unimed - Unimed Blumenau. Acesso em 06/07/2021.

Dia Mundial da Alergia: mais segurança nos rótulos dos alimentos | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br). Acesso em 06/07/2021.






 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você