[ editar artigo]

Dicas para aquietar o bebê antes de examiná-lo

Dicas para aquietar o bebê antes de examiná-lo

Os bebês choram. Em um dia comum, um recém-nascido pode chorar por 2 horas, ou até mais. Mas as razões nem sempre são óbvias: podem ser para comunicar fome, dor, medo, sono ou outro sinal.

E, quando o choro acontece dentro do consultório, o que você pode fazer para aquietar o bebê na hora de examiná-lo? Tente a "pegada".

No vídeo "A pedriatician Shows How to Calm Crying Baby", o doutor Robert C. Hamilton, de Santa Mônica, na Califórnia, explica como a "pegada" faz o bebê parar de chorar em alguns segundos. As imagens demonstram duas situações diferentes, mas a propedêutica da manobra é a mesma.

Pegue o paciente chorão puxando o seu braço direito junto ao peito dele e depois o braço esquerdo junto ao direito, como um abraço. Enquanto segura gentilmente os dois braços e a outra mão segura a pelve do bebê, balance-o para cima e para baixo.

Hamilton sugere que o bebê deve ser apoiado em um ângulo de 45º com a mão dominante do médico para evitar que a cabeça balance para trás, e não com as pontas dos dedos.  Com as pontas dos dedos da outra mão segure o queixo para que a cabeça permaneça levantada.

Geralmente ao performar a "pegada", o bebê para de chorar. Entretanto, se ele não aquietar, duas coisas que podem estar acontecendo: doença ou fome.

A "pegada" é uma técnica muito útil aos pequenos de 2 a 3 meses. Quando eles ficam mais velhos, com o aumento do peso, tornam a manobra mais difícil.

Gostou da técnica da pegada? Comente abaixo o que você achou.

Fonte: MedCityNews

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você