Os bebês choram. Em um dia comum, um recém-nascido pode chorar por 2 horas, ou até mais. Mas as razões nem sempre são óbvias: podem ser para comunicar fome, dor, medo, sono ou outro sinal.
E, quando o choro acontece dentro do consultório, o que você pode fazer para aquietar o bebê na hora de examiná-lo? Tente a "pegada".
No vídeo "A pedriatician Shows How to Calm Crying Baby", o doutor Robert C. Hamilton, de Santa Mônica, na Califórnia, explica como a "pegada" faz o bebê parar de chorar em alguns segundos. As imagens demonstram duas situações diferentes, mas a propedêutica da manobra é a mesma.
Pegue o paciente chorão puxando o seu braço direito junto ao peito dele e depois o braço esquerdo junto ao direito, como um abraço. Enquanto segura gentilmente os dois braços e a outra mão segura a pelve do bebê, balance-o para cima e para baixo.
Hamilton sugere que o bebê deve ser apoiado em um ângulo de 45º com a mão dominante do médico para evitar que a cabeça balance para trás, e não com as pontas dos dedos. Com as pontas dos dedos da outra mão segure o queixo para que a cabeça permaneça levantada.
Geralmente ao performar a "pegada", o bebê para de chorar. Entretanto, se ele não aquietar, duas coisas que podem estar acontecendo: doença ou fome.
A "pegada" é uma técnica muito útil aos pequenos de 2 a 3 meses. Quando eles ficam mais velhos, com o aumento do peso, tornam a manobra mais difícil.
Gostou da técnica da pegada? Comente abaixo o que você achou.
Fonte: MedCityNews