Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 Documentários de saúde para assistir na HBO Max

5 Documentários de saúde para assistir na HBO Max
Gideane Carime
fev. 25 - 4 min de leitura
000

Feriado de carnaval chegando, e assim como aconteceu em 2021, esse ano não teremos os tradicionais desfiles e blocos de rua. Com os casos de COVID-19, aumentando novamente, as recomendações são para evitar grandes aglomerações. 

Por isso,  para que você não fique no tédio nesse feriado, separei uma lista com indicação de 5 documentários disponíveis na plataforma do  HBO Max sobre diversos assuntos que os profissionais de saúde irão adorar assistir. Confira a lista:

1. First Cousin Once Removed

Dirigido por Alan Berliner, esse documentário acompanha os últimos cinco anos de vida de seu primo e mentor Edwin Honig. Celébre poeta, tradutor crítico e professor,  Honig nos seus últimos anos de vida teve que enfrentar uma luta contra o mal de Alzheimer.

O filme apresenta um relato do trabalho e da vida de Edwin enquanto documenta sua lenta deterioração mental através de visitas e entrevistas com Edwin e seus amigos, ex-alunos e outros.  Ganhador do Grande Prêmio de Melhor Documentário IDFA (2012), First Cousin Once Removed é um documentário intrigante e emocionante que nos leva a refletir sobre o profundo papel da memória em nossas vida.


2. Órfãos do Ebola

Com duração de 31 minutos, Orfãos do Ebola é um curta original da HBO que narra a história de Abu, um menino de 12 anos, morador de uma aldeia na Serra Leoa, que perdeu oito familiares por causa do Ebola e por isso deve recomeçar a sua vida em  outro lugar.

O documentário de Ben Steele, segue o menino durante um período de quatro meses, de dezembro de 2014  no auge da epidemia, até abril de 2015 com a reabertura das escolas do país. O filme relata o drama de milhares de crianças que ficaram órfãs com o Ebola e as tentativas de recomeçar a vida.


3. O crime do século

Com direção do vencedor do Oscar, Alex Gibney, O Crime do Século também é um documentário original da HBO, que apresenta uma longa investigação sobre as origens  e os efeitos de uma crise de saúde pública que destruiu meio milhão de vidas somente neste século.

O documentário expõe como a indústria farmacêutica é responsável pela epidemia de opioides nos Estados Unidos, revelando como as grandes indústrias incentivam o uso de grandes doses de medicamentos mesmo sabendo das consequências, não fazendo nada a respeito dos casos de vícios.

Com duração aproximada de 4 horas, a série documental é dividida em duas partes, e apresenta entrevistas com profissionais médicos, especialistas e pessoas que foram vítimas do vício em opiáceos

4. Clínica de Migrantes

Um retrato comovente de um centro de saúde, administrado por voluntários no sul da Filadélfia, que atende imigrantes sem documentos ou sem seguro médico e que mostra as dificuldades enfrentadas tanto pelos pacientes como pelos especialistas.

Dirigido por MAzim Pozdorovkin, Clínica de Migrante é um emocionante documentário que narra a história de uma clínica no sul da Filadélfia, Puentes de Salud, administrada por voluntários e que oferece atendimento médico de forma gratuita. O filme acompanha os trabalhadores voluntários, contando a história dos diversos imigrantes que possuem documentos ou seguro médico. Um documentário emocionante que mostra as dificuldades enfrentadas por médicos e enfermeiros que lutam para garantir que essas pessoas recebam o cuidado necessário.

5. Robin’s Wish

Robin’s Wish é um filme documental que relata os últimos dias de Robin Willians, mostrando que apesar do histórico de depressão e a dependência de álcool e cocaína, o ator também sofria com uma doença degenerativa do cérebro que só foi diagnosticada na sua Autopsia. 

O documentário apresenta como os sintomas da doença de Lewy começaram a aparecer nos últimos 18 meses da vida de Willians, e como o comediante estava lidando com eles.  O filme é um retrato que revela a tragédia, a beleza e a força escondida na mente de um dos maiores comediantes de todos os tempos.

 


Espero que a partir dessas indicações você possa escolher a produção que mais lhe agrada. Dito isso, prepare a pipoca e bom filme! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você