[ editar artigo]

Empreender: necessidade ou oportunidade?

Empreender: necessidade ou oportunidade?

A maioria de nós escutou durante toda a vida que empreender é sempre algo arriscado. Em nada surpreendente essa afirmação, pois é de conhecimento público que. aqui no Brasil, não temos uma cultura empreendedora. No entanto, o número de empresas abertas nos últimos anos aumentou. Alguns especialistas alegam a principal força motriz dessa crescente foi a conjuntura de desemprego no país.

Outra questão é que grande parte das empresas não sobrevive, nem encontra equilíbrio em suas finanças por muito tempo. Mas os motivos para esse fenômeno são muitos e não caberiam neste post. O que eu quero enfatizar neste artigo é o fato da motivação de empreender ser uma NECESSIDADE e não uma OPORTUNIDADE.

É claro que a necessidade pode criar empresas de sucesso, mas o leitor há de convir comigo que quando se está encurralado em uma parede, raciocinar não é tarefa fácil. Nós, estudantes de medicina e médicos, devemos ter bastante atenção nesse ponto. A saúde tem vivido uma era de mudanças, assim como os salários ofertados e a quantidade de vagas de emprego para os profissionais médicos do Brasil. Mas, apesar de tudo, ainda é uma das profissões em que provavelmente você está sempre empregado e tem uma média razoável de ganhos financeiros. Isso nos permite criar OPORTUNIDADE de investimento.  

Muitas pessoas imaginam que os grandes empreendedores têm sorte de ter tido a ideia certa, no momento certo. Aquela ideia que alcançou o encaixe perfeito no mercado e resolveu a dor (termo usado para definir a necessidade do seu produto para o mercado) de milhares de pessoas.

Particularmente, acredito que a sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Imagine ter uma ideia e não saber absolutamente o que fazer com ela? A probabilidade maior é de você esquece-la ou achar que é impossível. Agora imagine que durante sua vida você se preparou para ter grandes ideias e para saber o que fazer quando elas surgissem. Opa! Oportunidade! Agora vai a melhor afirmação deste texto: quanto mais você sabe sobre esse universo mais insights você tem.

Portanto, está mais do que na hora de criarmos uma cultura empreendedora dentro da saúde como um todo. Não é uma boa ideia esperar que exista apenas a NECESSIDADE.  A única coisa pior que começar alguma coisa e falhar é não começar. A dica de hoje é pensar quantas ideias você deixou de lado por pensar que eram impossíveis. Você vai se surpreender.

Que tal compartilhar suas ideias conosco? 

Academia Médica
Pedro Gois
Pedro Gois Seguir

Acadêmico de medicina apaixonado pela saúde tanto quanto pelo empreendedorismo, atuante no mercado de sorvetes e acima de tudo com muita força de vontade de fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você