Um estudo publicado em 13 de dezembro de 2023, na revista médica Neurology®, destacou uma associação significativa entre padrões irregulares de sono e um aumento no risco de demência. Esta pesquisa conduzida por Matthew Paul Pase, PhD, da Universidade de Monash em Melbourne, Austrália, investigou a relação entre a regularidade do sono e o desenvolvimento de demência.
O estudo envolveu 88.094 pessoas no Reino Unido, com uma idade média de 62 anos, acompanhadas por uma média de sete anos. Os participantes utilizaram um dispositivo de pulso por sete dias para medir seu ciclo de sono. Os pesquisadores calcularam a regularidade do sono dos participantes, determinando a probabilidade de estarem no mesmo estado de sono - dormindo ou acordado - em dois pontos de tempo separados por 24 horas, média calculada ao longo de sete dias.
Os resultados indicaram uma ligação entre os escores de regularidade do sono e o risco de demência. Comparado com aqueles com um índice de regularidade de sono médio, o risco de demência foi mais alto para pessoas com o sono mais irregular. Pessoas no quinto percentil mais baixo tinham o sono mais irregular, com uma pontuação média de 41, enquanto aquelas no percentil 95 mais alto tinham o sono mais regular, com uma pontuação média de 71.
Após ajustes para idade, sexo e risco genético da doença de Alzheimer, os pesquisadores descobriram que aqueles com o sono mais irregular tinham 53% mais chances de desenvolver demência do que as pessoas no grupo intermediário. Curiosamente, para pessoas com o sono mais regular, os pesquisadores não encontraram um risco menor de desenvolver demência em comparação com o grupo intermediário.
"Recomendações de saúde do sono frequentemente se concentram em obter a quantidade recomendada de sono, que é de sete a nove horas por noite, mas há menos ênfase em manter horários regulares de sono", disse Pase. "Nossas descobertas sugerem que a regularidade do sono de uma pessoa é um fator importante ao considerar o risco de demência de uma pessoa."
Pase ressaltou que, embora tenham ajustado para vários fatores que podem afetar o risco de demência, não podem descartar que outro fator desconhecido possa desempenhar um papel na associação entre regularidade do sono e demência. Ele também mencionou a necessidade de futuras pesquisas para confirmar essas descobertas.
Leia também:
Referência:
American Academy of Neurology. "Very irregular sleep linked to higher risk of dementia." ScienceDaily. ScienceDaily, 13 December 2023. <www.sciencedaily.com/releases/2023/12/231213212527.htm>.
Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!