Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Estudo Revela que Escolhemos Parceiros tão Atraentes Quanto Nós

Estudo Revela que Escolhemos Parceiros tão Atraentes Quanto Nós
Comunidade Academia Médica
jun. 29 - 3 min de leitura
000

No mundo dos relacionamentos, parece que estamos todos jogando no mesmo nível, pelo menos no que se refere à atratividade física. Isso é o que sugere um estudo liderado por Gregory Webster, Ph.D., professor de Psicologia da Universidade da Flórida, publicado na revista "Personality and Individual Differences". A pesquisa, que revisita dados coletados desde a década de 1970, envolveu a análise de quase 1.300 casais heterossexuais, revelando que a maioria das pessoas tende a formar parcerias com indivíduos que percebem como sendo tão atraentes quanto elas próprias.

Um dos achados mais interessantes do estudo é que tanto homens quanto mulheres mostraram uma capacidade notável de avaliar sua própria atratividade com bastante precisão. "As pessoas geralmente têm uma percepção realista de sua própria beleza, o que influencia diretamente com quem escolhem se relacionar", explica Webster.

💞Consistência e Mudança na Percepção da Atratividade

Os métodos modernos de análise de dados permitiram aos pesquisadores confirmar que, apesar das transformações sociais e culturais ao longo das décadas, as percepções fundamentais de atratividade permanecem surpreendentemente estáveis. "Mesmo com o advento do namoro online, que coloca uma ênfase inicial quase exclusiva na aparência física, os padrões básicos de atratividade parecem ser consistentes", observa Webster.

O estudo também explorou como a autoavaliação de atratividade evolui com a duração do relacionamento. Os resultados indicam que, com o tempo, os homens tendem a se tornar mais precisos em suas autoavaliações. "À medida que a confiança juvenil cede lugar à experiência, observamos uma tendência dos homens a avaliarem sua própria atratividade de maneira mais realista", comenta o Dr. Webster.

Essas descobertas têm implicações importantes para a compreensão de como a autoimagem e a atratividade influenciam a dinâmica dos relacionamentos. "Este estudo evidencia a importância da autoconsciência e da aceitação na formação de relações íntimas e duradouras", diz Webster.

"O trabalho de Webster e sua equipe é um lembrete de que, em questões de coração, a beleza está verdadeiramente nos olhos de quem vê, e que, muitas vezes, esses olhos estão olhando de volta para alguém que é espelho de si próprio em termos de atratividade. As descobertas também reforçam a ideia de que nossa percepção de beleza e atratividade é mais do que uma superfície; ela é profundamente enraizada em como vemos a nós mesmos e aos outros." 😉💓


Referência: 

University of Florida. "We date, marry people who are attractive as we are, new analysis finds." ScienceDaily. ScienceDaily, 27 June 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/06/240627172014.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você