A rápida evolução da tecnologia médica traz consigo um conjunto de desafios éticos que a comunidade médica global não pode ignorar. Nesse contexto, a Associação Médica Mundial (AMM) publicou, em 11 de outubro de 2023, sua posição sobre a atualização de diretrizes sobre a Declaração da Ética Médica e Tecnologia Médica Avançada.
Dr. Jung Yul Park, presidente da AMM, reforça a ideia de que, em meio a todas as inovações, o bem-estar dos pacientes deve continuar sendo a prioridade central. A tecnologia deve servir à humanidade e não o contrário. Para garantir isso, valores como dignidade humana, autonomia do paciente, confidencialidade, privacidade e equidade devem ser constantemente reafirmados e postos em prática.
Outro ponto crucial da nova declaração é a preservação da independência profissional e clínica dos médicos. Com as novas ferramentas e tecnologias emergindo a todo momento, os médicos enfrentam o desafio de se manterem atualizados. A AMM reconhece essa necessidade e destaca a importância do desenvolvimento profissional contínuo, incentivando médicos a serem ativos na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, reforça a importância do papel do médico como especialista nos processos de tomada de decisão compartilhada.
A AMM não apenas reconhece os avanços tecnológicos na medicina, mas também insiste em uma abordagem ética e centrada no paciente. Apela à comunidade médica para manter os princípios éticos e valores da profissão e o uso da tecnologia de forma responsável e consciente.
Para acesso ao portal da Word Medical Association e suas respectivas publicações, acesse o link.
Leia também:
Referência:
World Medical Association. (
11th October 2023
). World physicians stress the need of ethical use of medical technology. WMA. https://www.wma.net/news-post/world-physicians-stress-the-need-of-ethical-use-of-medical-technology/