Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Netflix e medicina - Extremis - Qual o papel do médico no fim da vida do paciente moribundo?

Netflix e medicina - Extremis - Qual o papel do médico no fim da vida do paciente moribundo?
Fernando Carbonieri
set. 6 - 1 min de leitura
0100

No mestrado de Bioética, tive o prazer de fazer a disciplina de "Bioética no fim da vida", ministrada pela professora Carla Conradi e o pelo professor Waldir Souza, na PUC Paraná.

São vários os temas estudados que contemplam a dignidade da pessoa humana frente ao determinismo da morte. As vontades do paciente, as vontades dos familiares, a espiritualidade do indivíduo, a bioética clínica que nos é exigida e finalmente o processo de decisão da ação de "puxar ou não a tomada" do respirador, ou ainda da decisão de deixar a vida seguir o seu curso, sem mais intervenção ou sofrimentos desnecessários.

Costumo dizer que a bioética é o estudo das perguntass sem respostas, mas que necessitam de ampla contemplação para fomentar a deliberação. Para prestar esse serviço aos colegas médicos (e a outros profissionais de Saúde) deixo aqui a minha indicação para assistirem ao documentário de 30 minutos Extremis, que pode ser encontrado no Netflix. Abaixo segue o trailer do filme. 

Recomendo muito! 

Gostaria de saber o que você achou do filme? Ainda mais, gostaria de convidá-los a compartilhar seus conhecimentos aqui no Academia Médica. Basta cadastrar-se e mandar o seu conteúdo para a contemplação do nosso editorial.

Expanda você também os horizontes da medicina (leia-se Saúde como um todo).

Se você quer acompanhar temas como esse, siga a tag de Bioética do Academia Médica


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você