[ editar artigo]

Netflix e medicina - Extremis - Qual o papel do médico no fim da vida do paciente moribundo?

Netflix e medicina - Extremis - Qual o papel do médico no fim da vida do paciente moribundo?

No mestrado de Bioética, tive o prazer de fazer a disciplina de "Bioética no fim da vida", ministrada pela professora Carla Conradi e o pelo professor Waldir Souza, na PUC Paraná.

São vários os temas estudados que contemplam a dignidade da pessoa humana frente ao determinismo da morte. As vontades do paciente, as vontades dos familiares, a espiritualidade do indivíduo, a bioética clínica que nos é exigida e finalmente o processo de decisão da ação de "puxar ou não a tomada" do respirador, ou ainda da decisão de deixar a vida seguir o seu curso, sem mais intervenção ou sofrimentos desnecessários.

Costumo dizer que a bioética é o estudo das perguntass sem respostas, mas que necessitam de ampla contemplação para fomentar a deliberação. Para prestar esse serviço aos colegas médicos (e a outros profissionais de Saúde) deixo aqui a minha indicação para assistirem ao documentário de 30 minutos Extremis, que pode ser encontrado no Netflix. Abaixo segue o trailer do filme. 

Recomendo muito! 

Gostaria de saber o que você achou do filme? Ainda mais, gostaria de convidá-los a compartilhar seus conhecimentos aqui no Academia Médica. Basta cadastrar-se e mandar o seu conteúdo para a contemplação do nosso editorial.

Expanda você também os horizontes da medicina (leia-se Saúde como um todo).

Se você quer acompanhar temas como esse, siga a tag de Bioética do Academia Médica

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você