{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Faça você mesmo. Transforme seu Smartphone em um microscópio digital!
[editar artigo]

Faça você mesmo. Transforme seu Smartphone em um microscópio digital!

Faça você mesmo. Transforme seu Smartphone em um microscópio digital!

Ter um microscópio de alta resolução em sua casa, consultório ou nos laboratórios de histologia e anatomia patológica não requer mais um investimento de alto custo. Por apenas 10 dólares ( uns 60 reais no Brasil se contarmos nossos altos impostos), produtos básicos que podem ser encontrados em qualquer loja de materiais de construção podem ser transformados em uma base para seu Smartphone funcionar como um microscópio que atinge uma ampliação de 175 vezes.

Você pode fazer isso a partir de uma base de madeira, algumas placas de acrílico, as lentes de um laser pointer, uma lanterna de led pequena e algumas anilhas e parafusos para montar tudo.

Você irá capturar imagens e vídeos facilmente com um Smartphone acoplado a esta base. Esta é uma formidável ferramenta para usar nas aulas de anatomia patológica e até em alguns consultório.

Vale considerar que um microscópio comum, novo, como o que tive em minhas aulas na faculdade, custa em torno de 10 mil reais.

Logicamente este instrumento não consegue atingir o detalhamento dos microscópios profissionais, mas é sim uma boa opção para análises que necessitam apenas aumentos até 175X. Ou seja, você só não vai poder usar para doenças infecciosas, esfregaço sanguíneo ou para procurar atipias que sejam muito pequenas.

Portanto, com esse aparato ultramoderno e seu iphone você apenas não poderá fazer a leitura que necessitam imersão. Fantástico não?

Gostou da ideia? Faça um em casa, grave e nos mande um vídeo. Compartilharemos com muito orgulho.

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar