Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fatores associados à falha terapêutica na Pneumonia Adquirida na Comunidade

Fatores associados à falha terapêutica na Pneumonia Adquirida na Comunidade
Academia Médica
out. 22 - 3 min de leitura
000

A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é uma doença que tem um espectro clínico variável e que é considerada uma das principais causas de morte no mundo inteiro. Se diagnosticada de maneira correta e com a implementação de tratamento adequado, a doença é curável. No entanto, em alguns casos existe a falha terapêutica que pode resultar em elevada morbimortalidade.

Para avaliar de maneira mais adequada os fatores que levam à falha terapêutica nos casos moderados e severos de PAC, pesquisadores da França realizaram uma análise secundária dos dados de diversos ensaios clínicos randomizados. Foram incluídos 310 pacientes com PAC moderada que estavam recebendo antibióticos há 03 dias e que foram distribuídos em dois grupos: 01) pacientes recebendo amoxicilina-clavulanato (1 g/125 mg, 3x ao dia) e outro grupo recebendo placebo por mais 05 dias.

Leia mais: Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC)

Para avaliar a falha terapêutica os pesquisadores consideraram como principal desfecho (15 dias após a primeira ingestão de antibiótico), uma temperatura superior a 37,9 ° C e/ou ausência de resolução ou melhora dos sintomas respiratórios e/ou tratamento antibiótico adicional por qualquer causa.

Como resultado dessa análise secundária de pacientes com PAC e estabilidade clínica após 03 dias do início de antibioticoterapia somente o sexo masculino e a idade dos pacientes foram correlacionados com a falha terapêutica.

Neste estudo, entre os pacientes com PAC que preencheram os critérios de estabilidade após 3 dias de tratamento com antibióticos, somente idade e sexo foram associados a um risco aumentado de falha, outros fatores como comorbidades ou gravidade da doença, não tiveram correlação significativa. Esses resultados devem ser levados em consideração para o tratamento de pacientes com PAC já que podemos saber previamente qual o grupo de pacientes que têm maior chance de ter falha e evoluir com desfecho desfavorável.

Artigos Relacionados 

 

 


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

Dinh A, Duran C, Ropers J, et al. Factors Associated With Treatment Failure in Moderately Severe Community-Acquired Pneumonia: A Secondary Analysis of a Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2021;4(10):e2129566. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.29566

Corrêa, R. D. A., Costa, A. N., Lundgren, F., Michelin, L., Figueiredo, M. R., Holanda, M., ... & Pereira, M. C. (2018). Recomendações para o manejo da pneumonia adquirida na comunidade 2018. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 44, 405-423.

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você