Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #10

Frases médicas #10
Academia Médica
abr. 15 - 5 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Abraham Verghese é médico, autor e professor da Teoria e Prática de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Senior Associate Chair do Departamento de Medicina Interna. Nasceu na Etiópia e formou-se em medicina na Índia.  Alguns de seus livros são “Minha Terra” (1995), no qual conta sua experiência com pacientes de AIDS, e o romance “O décimo primeiro mandamento” (2011).

 

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue. Também é autor de "The Gene: An Intimate History" e "The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science".

 

 

Moacyr Scliar foi um escritor brasileiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como especialista em Saúde Pública e foi professor universitário. Sua obra é formada por contos, romances, ensaios, literatura infantojuvenil e crônicas, publicadas nos principais jornais do país. A frase faz parte do livro "Território da emoção: Crônicas de medicina e saúde". Também é autor dos livros "O Olhar Médico", "Cenas Medicas", "A Nossa Frágil Condição Humana", entre outros.

 

Paul Kalanithi foi neurocirurgião e escritor. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos em 2013, concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery.
É autor de “When Breath Becomes Air”, livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

 

Danielle Ofri é ensaísta, editora, médica assistente do Hospital Bellevue e professora associada de medicina na Universidade de Nova York. É co-fundadora e editora-chefe do Bellevue Literary Review e autora de livros sobre o mundo da medicina, como “What Patients Say; What Doctors Hear”, “Singular Intimacies: Becoming a Doctor at Bellevue”, “Incidental Findings: Lessons from My Patients in the Art of Medicine”, “Medicine in Translation: Journeys with My Patients”, entre outros. A frase  é parte do livro “What Doctors Feel: How Emotions Affect the Practice of Medicine”. 

 

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

Norman Cousins foi um político, jornalista e autor americano. Portador de uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral, os médicos lhe deram poucos meses de vida. Depois de um tempo no hospital, contratou uma enfermeira e, com autorização médica, foi morar num hotel. Com o corpo quase todo paralisado, recebia visitas de amigos para assistir programas de comédias. Gradualmente foi se recuperando e voltou a trabalhar normalmente. Em seu livro "Anatomy of an Illness as Perceived by the Patient", Cousins conta como as risadas e o bom humor lhe garantiram uma sobrevida de 15 anos. 

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você