Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #18

Frases médicas #18
Academia Médica
jun. 17 - 6 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"A educação da maioria das pessoas termina após a formatura; a do médico significa uma vida inteira de estudo incessante." - Karl F. H. Marx 

Karl Friedrich Heinrich Marx (1796-1877, não confunda com o outro Karl Marx!) foi um médico alemão, historiador da medicina e professor universitário. Estudou filosofia e medicina em Heidelberg, recebeu seu doutorado em medicina na Universidade de Jena, foi assessor na biblioteca e professor na Universidade de Goettingen. 

 

“A parte mais essencial da instrução de um aluno é obtida, como acredito, não na sala de aula, mas à beira do leito.” - Friederich Hoffman

Friederich Hoffman (1660 - 1742) foi um médico e químico alemão. Estudou medicina na Universidade de Jena e foi professor de medicina e filosofia natural da Universidade de Halle, onde também ocupou o cargo de reitor três vezes. Escreveu cerca de 400 publicações e foi um dos autores médicos mais lidos no século XVIII

A obra que ilustra a frase é “La sala del hospital en la visita del médico en jefe” (1889), de Luis Jiménez Aranda. Museo de Bellas Artes de Sevilla.

 

… não apenas na criação de um cirurgião, mas em qualquer especialidade médica.

“Nenhum dos leigos pode perceber quanto tempo, dores, erros, imaginação, sofrimento mental e dinheiro foram investidos na criação de um cirurgião experiente.” - Robert T. Morris

Robert Tuttle Morris (1857 - 1945) foi um cirurgião e escritor americano. Graduou-se no College of Physicians and Surgeons of New York, estudou em várias clínicas cirúrgicas européias e foi um dos primeiros a apresentar os ensinamentos de Lister sobre higiene cirúrgica nos Estados Unidos. Foi professor na New York Post-Graduate Medical School e autor de vários livros, incluindo: “How We Treat Wounds To-Day” (1886), “Dawn of the Fourth Era of Surgery” (1910), “A Surgeon's Philosophy” (1918), “Doctors vs. Folks” (1918) e “Fifty Years a Surgeon” (1935), livro do qual a frase de hoje faz parte.

 

“Prevenir doenças, aliviar o sofrimento e curar os doentes - esse é o nosso trabalho.” - William Osler

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

“O paciente é o centro do universo médico em torno do qual todos os nossos trabalhos giram e para o qual todos os nossos esforços se direcionam.” - John Benjamin Murphy

John Benjamin Murphy (1857 - 1916), foi um médico americano e cirurgião conhecido defender a cirurgia precoce no tratamento da apendicite para prevenir complicações. Foi professor no Rush Medical College e no College of Physicians and Surgeons,em Chicago, também lecionou na Graduate Medical School de Chicago e foi cirurgião-chefe no Mercy Hospital. Aos 35 anos, desenhou o botão de Murphy que, em suas próprias palavras, "revolucionaria a cirurgia intestinal". Também teve atuações em cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia cardiotorácica.

A pintura que ilustra a frase é "Laennec no Hospital Necker examina um tuberculoso na frente de seus alunos" (1816) , de Théobald Chartran.

 

"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

 

"Para que o estetoscópio funcione, duas coisas precisam acontecer: tem que haver, por Deus, um homem doente de um lado e um médico do outro; o médico tem que estar a trinta polegadas do paciente." - Dickinson W. Richards 

Dickinson W. Richards (1895 – 1973) estudou na Columbia University College of Physicians and Surgeons e trabalhou no Presbyterian Hospital, New York, e no National Institute for Medical Research, em Londres. Foi professor de medicina na Columbia University e médico visitante e diretor do Bellevue Hospital, New York. Realizou pesquisas sobre fisiologia pulmonar e circulatória e foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1956, por pesquisas de novos métodos e técnicas para diagnóstico e tratamento das doenças circulatórias.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você