Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #19

Frases médicas #19
Academia Médica
jun. 24 - 6 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

“É o paciente e não o caso que requer tratamento.” - Robert Tuttle Morris

Robert Tuttle Morris (1857 - 1945) foi um cirurgião e escritor americano. Graduou-se no College of Physicians and Surgeons of New York, estudou em várias clínicas cirúrgicas européias e foi um dos primeiros a apresentar os ensinamentos de Lister sobre higiene cirúrgica nos Estados Unidos. Foi professor na New York Post-Graduate Medical School e autor de vários livros, incluindo: “How We Treat Wounds To-Day” (1886), “Dawn of the Fourth Era of Surgery” (1910), “A Surgeon's Philosophy” (1918), “Fifty Years a Surgeon” (1935) e “Doctors vs. Folks” (1918), livro do qual a frase faz parte.

A pintura que ilustra essa frase é “Konsultation (Ein Sorgenkind)” – “Consulta (uma criança problemática)” – de Hugo von Habermann (1886)

 

"Um mundo meramente feliz não é suficiente; deve ser um mundo que tenha alguma chance de sobrevivência." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

 

"Se você quiser sair da medicina com o máximo prazer, seja um estudante durante toda a sua vida." - David Riesman 

David Riesman (1867 - 1940) foi um médico americano nascido na Alemanha. Fundou o curso de história da medicina na Universidade da Pensilvânia, onde foi professor. É autor de uma série de livros sobre a patologia e a história da medicina, como “The Story of Medicine in the Middle Ages” e “Medicine in Modern Society”. 

 

"A saúde é um direito humano. Ninguém deve ficar doente e morrer só porque é pobre ou porque não tem acesso aos serviços de saúde de que precisa." - Tedros Adhanom Ghebreyesus 

Tedros Adhanom Ghebreyesus é um político etíope, autoridade de saúde pública que em 2017 assumiu o cargo de diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Formou-se em Biologia na Universidade de Asmara, é mestre em Ciências em Imunologia de Doenças Infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da Universidade de Londres, e recebeu Doutorado em Filosofia em Saúde Comunitária pela University of Nottingham. Foi Ministro da Saúde e Ministro das Relações Exteriores na Etiópia, e também Presidente do Conselho do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária. 

A fotografia que ilustra a frase faz parte do acervo do Departamento de Defesa dos EUA. Registada em 2010, retrata cerca de 50 mil haitianos que dormem no campo de sobreviventes do terremoto na área de Del Mas, em Porto Príncipe, no Haiti. (Autor Fred W. Baker III)

 

"A confiança é algo que você constrói gradualmente, com experiência. Eu sempre senti que talvez uma das razões pelas quais eu fiz bem como estudante e tenha feito boas notas foi porque eu não tinha confiança. Eu nunca senti que estava preparado para fazer um exame e tive que estudar um pouco mais." - Denton Cooley

Denton Cooley formou-se em Medicina pela Johns Hopkins University e foi o primeiro cirurgião a implantar um coração totalmente artificial em um paciente (1969). Também foi fundador e cirurgião-chefe do The Texas Heart Institute, chefe de cirurgia cardiovascular do Centro Médico da Baylor St. Luke, consultor do Hospital Infantil do Texas e professor na University of Texas. Parou de realizar cirurgias aos 87 anos, mas nunca se aposentou, permanecendo ativo como presidente emérito do Instituto. Morreu em 2016, aos 96 anos.

 

“A vida sem esperança é irremediavelmente difícil, mas no final a esperança pode facilmente nos fazer de tolos.” - Henry Marsh

Henry Marsh é o autor do best-seller “Do No Harm” (Sem causar mal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia), no qual traz uma visão sincera sobre a vida e o trabalho de neurocirurgião. Estudou medicina no Royal Free Hospital, em Londres, tornou-se membro do Royal College of Surgeons em 1984 e foi nomeado consultor neurocirurgião no Atkinson Morley's / St George's Hospital, em Londres, em 1987. Marshal foi tema de dois documentários: “Your Life in Their Hands” e “The English Surgeon”. Também é autor do livro "Admissions: Life as a Brain Surgeon".

 

"É nosso dever recordar sempre que a medicina não é apenas uma ciência, mas também é a arte de deixar nossa individualidade interagir com a individualidade do paciente." - Albert Schweitzer

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

A imagem que ilustra a frase é "Crimean War: Florence Nightingale and her staff nursing a patient in the military hospital ar Scutari", de T. Packer (1855). Wellcome Library V0015790

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você