Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #20

Frases médicas #20
Academia Médica
jul. 1 - 4 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

 

"Embora muitos membros da profissão médica possam concordar que a disciplina escolhida muitas vezes leva a períodos de cansaço, frustração ou ansiedade, a grande maioria dos indivíduos na prática ativa teria dificuldade para destacar um dia tedioso em seu modo de vida." - David Seegal

David Seegal (1899-1972) formou-se pela Harvard Medical School, foi residente e professor no Columbia-Presbyterian, diretor de serviços médicos no Hospital Maimonides, lecionou no Long Island College of Medicine e no State University Medical Center. Foi professor emérito de medicina do Colégio de Médicos e Cirurgiões da Columbia University e líder em pesquisas sobre doenças crônicas.

A pintura que ilustra a frase é “Operating room staff wheeling a patient back into a ward after an operation”, de Ethel Macmillan (1889-1957). Wellcome L0031888

 

“A medicina não é a luta para não morrer, mas é a luta para que Tânatos não vença antes da hora.” - Alfredo Simonetti

*Tânatos, na mitologia grega, o deus da morte.

Alfredo Simonetti é médico psiquiatra, psicanalista, psicólogo clínico e hospitalar e médico colaborador do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar de São Paulo (NEPPHO), professor de Psicologia Médica Faculdade São Camilo, professor convidado da PUC-SP e professor do curso de Terapia de Família da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É autor dos livro “Manual de Psicologia Hospitalar”, “Nó e o Laço”, “Psicologia Hospitalar e Psicanálise”.

A imagem que ilustra a frase é “La autopsia”, de Enrique Simonet (1890).

 

"Nenhum argumento é necessário para mostrar o poder transformador que a mente pode exercer. " - James J. Putnam

James J. Putnam (1846 - 1918) foi um neurologista americano, graduado pela Harvard Medical School. Depois de dois anos de estudo na Europa, voltou para o Massachusetts General Hospital e criou a clínica que deu início ao Departamento de Neurologia da Harvard Medical School. Foi membro fundador e presidente da Associação Neurológica Americana e da Associação Americana de Psicanálise. Também foi professor de Doenças do Sistema Nervoso em Harvard. 

 

"Aqui, em qualquer hora que você venha, encontrará luz, ajuda e bondade humana." - Albert Schweitzer

Frase escrita na lâmpada, do lado de fora do hospital fundado por Albert Schweitzer, em Lambaréné.

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você