Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #22

Frases médicas #22
Academia Médica
jul. 15 - 5 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Os sonhos são gratuitos. Os objetivos têm um custo. Enquanto você pode sonhar de graça, as metas não vêm sem um preço. Tempo, esforço, sacrifício e suor. Como você vai pagar pelos seus objetivos? - Usain Bolt

Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo, é um ex-velocista jamaicano, campeão olímpico e mundial. É o único atleta do mundo a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial.

 

"Cirurgia é o esforço no qual intelecto e destreza se encontram no mais alto nível na criação de uma realização humana incomparável." - R. Schaus

Richard Schaus é um cirurgião americano contemporâneo. 

 

“As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.” - Maya Angelou

Maya Angelou (1928 — 2014) foi uma escritora, poetisa, ativista de direitos civis e historiadora americana. Em 1970, publicou o primeiro livro, “I Know Why the Caged Bird Sings”, e foi nomeada para o Pulitzer Prize em poesia no ano seguinte. 

 

"O diagnóstico não é o fim, mas o começo da prática." - Martin H. Fischer

Martin H. Fischer foi médico, fisiologista e escritor americano, nascido na Alemanha e conhecido por seus comentários expressivos sobre a arte e a prática da medicina. Foi o primeiro instrutor em fisiologia na Universidade da Califórnia e professor de Fisiologia na Universidade de Cincinnati. 

 

"O que sempre me moveu foi a inquietação de perguntar se não existe uma maneira melhor de fazer algo." - Ozires Silva


Ozires Silva é um engenheiro aeronáutico brasileiro responsável pela fundação da Embraer, da qual foi presidente. Presidiu também a Petrobras e a Varig e foi ministro da Infraestrutura e das Comunicações do Brasil. É autor de livros como: “Cartas a um Jovem Empreendedor” e “A Decolagem de um Grande Sonho”.

A imagem que ilustra a frase é do pintor britânico Ernest Board e retrata o primeiro uso de éter como anestésico em 1846 pelo cirurgião dentista WTG Morton

 

“A vida se torna mais difícil para nós quando vivemos para os outros, mas ao mesmo tempo se torna mais rica e mais feliz.” - Albert Schweitzer

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

A imagem que ilustra a frase é “Guerra Franco-Prussiana: enfermeira cuidando de feridos em um hospital de Usicza”. Gravura em madeira colorida. Wellcome Images V0015467

 

"Nenhum de nós pode saber do que somos capazes até sermos testados." - Elizabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell (1821 - 1910) foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina nos Estados Unidos e foi pioneira na educação de mulheres na medicina. Nascida na Inglaterra, mudou-se para os Estados Unidos em 1832. Foi rejeitada por todas as principais escolas de medicina às quais se candidatou. Sua inscrição no Geneva Medical College, em Nova York, foi endossada pelos alunos, pensando ser uma brincadeira. Tornou-se amiga de Florence Nightingale e, juntamente com ela e com a irmã, Emily Blackwell, criou o Women's Medical College. Também ajudou a organizar a National Health Society e fundou a London School of Medicine for Women. Sua história pode ser conhecida na autobiografia “Pioneer work in opening the medical profession to women” e em livros de outros autores como: “Elizabeth Blackwell: First Woman Physician” e “19th Century Women Doctors”.

A imagem que ilustra a frase é “Woman taking a man's pulse”. Wellcome L0004378 

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você