Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #23

Frases médicas #23
Academia Médica
jul. 22 - 6 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." - Ayrton Senna

Ayrton Senna (1960 — 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial. É considerado o melhor piloto da história da Fórmula 1 em todos os tempos.

 

"Eu acho que o trabalho é um privilégio... Mantém você vivo, espiritualmente." - Denton Cooley 

Denton Cooley formou-se em Medicina pela Johns Hopkins University e foi o primeiro cirurgião a implantar um coração totalmente artificial em um paciente (1969). Também foi fundador e cirurgião-chefe do The Texas Heart Institute, chefe de cirurgia cardiovascular do Centro Médico da Baylor St. Luke, consultor do Hospital Infantil do Texas e professor na University of Texas. Parou de realizar cirurgias aos 87 anos, mas nunca se aposentou, permanecendo ativo como presidente emérito do Instituto. Morreu em 2016, aos 96 anos.

 

"Se não podemos ser espertos, sempre poderemos ser gentis." - Alfred Fripp 

Alfred Fripp (1865 - 1930) foi um cirurgião britânico que trabalho no no Guy's Hospital por mais de trinta anos, atendendo pacientes como o Príncipe de Gales (rei Eduardo VII). É autor do livro “Human Anatomy for Art Students”.

A imagem que ilustra a frase é "An ex-voto painting with a female patient, two female attendants, a physician, and the Virgin and Child", de B. Pistoni. Wellcome L0014622
 

“O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, terá sucesso.” - Albert Schweitzer

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

“O médico vê na palavra um recurso terapêutico, o escritor parte dela para a criação artística. Há momentos, porém, em que literatura e medicina se superpõem. Escritores escrevem sobre doença. Médicos procuram dar uma forma literária a seu trabalho.” - Moacyr Scliar

Moacyr Scliar foi um escritor brasileiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como especialista em Saúde Pública e foi professor universitário. Sua obra é formada por contos, romances, ensaios, literatura infantojuvenil e crônicas, publicadas nos principais jornais do país. A frase de hoje faz parte do livro "A Face Oculta". Também é autor dos livros "Território da emoção: Crônicas de medicina e saúde", "O Olhar Médico", "Cenas Medicas", "A Nossa Frágil Condição Humana", entre outros.

 

“Você pode nunca alcançar a perfeição, mas pode acreditar em uma assíntota para a qual está se esforçando incessantemente.” - Paul Kalanithi

Paul Kalanithi foi neurocirurgião e escritor. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos em 2013, concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery. É autor de “When Breath Becomes Air”, livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

A imagem que ilustra a frase é "Interior with a Surgeon and His Apprentice Attending to a Patient", de Jan Josef Horemans (1722)

 

"Não é fácil ser uma pioneira, mas é fascinante!" - Elizabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell (1821 - 1910) foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina nos Estados Unidos e foi pioneira na educação de mulheres na medicina. Nascida na Inglaterra, mudou-se para os Estados Unidos em 1832. Foi rejeitada por todas as principais escolas de medicina às quais se candidatou. Sua inscrição no Geneva Medical College, em Nova York, foi endossada pelos alunos, pensando ser uma brincadeira. Tornou-se amiga de Florence Nightingale e, juntamente com ela e com a irmã, Emily Blackwell, criou o Women's Medical College. Também ajudou a organizar a National Health Society e fundou a London School of Medicine for Women. Sua história pode ser conhecida na autobiografia “Pioneer work in opening the medical profession to women” e em livros de outros autores como: “Elizabeth Blackwell: First Woman Physician” e “19th Century Women Doctors”.

A imagem que ilustra a frase é “The anatomy lecture room at the Woman’s Medical College of New York Infirmary", de Frank Leslie (1870). Library of Congress

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você