Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #24

Frases médicas #24
Academia Médica
jul. 29 - 6 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

"Faça algo maravilhoso, as pessoa podem imitá-lo" - Albert Schweitzer

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

A imagem que ilustra a frase é "Surgery in hospital", de Sahlstén Anna (1893). Espoo Museum of Modern Art

 

"Os cirurgiões de hoje, com suas roupas esterilizadas, toucas e máscaras faciais, luvas com nervuras, gaze estéril no lugar de esponjas e regras rígidas contra tocar um objeto não esterilizado na sala, não conseguem imaginar os dias em que essas coisas eram novas." - Robert T. Morris

Robert Tuttle Morris (1857 - 1945) foi um cirurgião e escritor americano. Graduou-se no College of Physicians and Surgeons of New York, estudou em várias clínicas cirúrgicas européias e foi um dos primeiros a apresentar os ensinamentos de Lister sobre higiene cirúrgica nos Estados Unidos. Foi professor na New York Post-Graduate Medical School e autor de vários livros, incluindo: “How We Treat Wounds To-Day” (1886), “Dawn of the Fourth Era of Surgery” (1910), “A Surgeon's Philosophy” (1918), “Fifty Years a Surgeon” (1935) e “Doctors vs. Folks” (1918).

A imagem que ilustra a frase é "The Agnew Clinic", de Thomas Eakins (1889)

 

"Se há alguma coisa sagrada é o corpo humano." - Walt Whitman

Walt Whitman (1819 – 1892) foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Com 12 anos começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo. Lecionou no East Norwich, em Long Island e trabalhou como jornalista no Broadway Journal e editor do Daily Eagle. Sua obra "Folhas de Relva" é considerada um marco na literatura. As citações de seus poemas foram inseridas no enredo do filme Sociedade dos Poetas Mortos.

A imagem que ilustra a frase é “Anatomy Lesson of Dr. Willem van der Meer”, de Michiel van Miereveld (1617)

 

“Você só pode se tornar verdadeiramente realizado em algo que você ama. Ganhar dinheiro não deve ser o seu objetivo. Em vez disso, busque as coisas que você ama fazer e, depois, fazê-las tão bem que as pessoas não possam tirar os olhos de você”. - Maya Angelou

Maya Angelou (1928 — 2014) foi uma escritora, poetisa, ativista de direitos civis e historiadora americana. Em 1970, publicou o primeiro livro, “I Know Why the Caged Bird Sings”, e foi nomeada para o Pulitzer Prize em poesia no ano seguinte. 

 

"O médico examinador muitas vezes hesita em fazer o exame necessário porque envolve sujar o dedo." - William James Mayo

William James Mayo foi médico e cirurgião nos Estados Unidos. Depois de se formar na faculdade de medicina na década de 1880, ele e o irmão, Charles Horace Mayo, juntaram-se ao consultório particular do pai. Em 1919, fundaram a mundialmente conhecida Mayo Clinic, em Minnesota, EUA, um dos primeiros esforços do país na prática de medicina em grupo.

A imagem que ilustra a frase é "The operation", de Gaspare Traversi (1753).

 

“A habilidade só é desenvolvida por horas e horas de trabalho.” - Usain Bolt

Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo, é um ex-velocista jamaicano, campeão olímpico e mundial. É o único atleta do mundo a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial.

 

"Temos a sensação de que os estudantes de medicina vêm para a medicina com uma grande capacidade de entender o sofrimento dos pacientes. E então, no final do terceiro ano, eles perdem completamente essa capacidade, em parte porque ensinamos a eles a linguagem especializada da medicina." - Abraham Verghese

Abraham Verghese é médico, autor e professor da Teoria e Prática de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Senior Associate Chair do Departamento de Medicina Interna. Nasceu na Etiópia e formou-se em medicina na Índia.  Alguns de seus livros são “Minha Terra” (1995), no qual conta sua experiência com pacientes de AIDS, e o romance “O décimo primeiro mandamento” (2011).

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você