[ editar artigo]

Frases médicas #26

Frases médicas #26

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Pode alguma coisa ser mais triste do que uma procissão de quatro ou cinco médicos no quarto de um homem doente? " - William Osler

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

"Há dois objetivos na educação médica: curar os doentes e promover a ciência." - Charles H. Mayo

Charles H. Mayo (1865 - 1939) foi um médico americano, formado pela Northwestern University, e um dos fundadores da Clínica Mayo, juntamente com seu irmão, William James Mayo. 

 

"Não existem coisas incuráveis, só existem coisas para as quais o homem não encontrou uma cura." -Bernard Baruch

Bernard Baruch foi um influente investidor financeiro americano e conselheiro presidencial democrata, responsável por cunhar o termo Guerra Fria em 1947.

 

“Os cirurgiões devem sempre dizer a verdade, mas raramente, ou nunca, privar os pacientes de toda a esperança. Pode ser muito difícil encontrar o equilíbrio entre otimismo e realismo.” - Henry Marsh

Henry Marsh é o autor do best-seller “Do No Harm” (Sem causar mal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia), no qual traz uma visão sincera sobre a vida e o trabalho de neurocirurgião. Estudou medicina no Royal Free Hospital, em Londres, tornou-se membro do Royal College of Surgeons em 1984 e foi nomeado consultor neurocirurgião no Atkinson Morley's / St George's Hospital, em Londres, em 1987. Marshal foi tema de dois documentários: “Your Life in Their Hands” e “The English Surgeon”. Também é autor do livro "Admissions: Life as a Brain Surgeon".

 

“A empatia requer estar em sintonia com a perspectiva do paciente e compreender como a doença está inserida na vida dessas pessoas em particular. Por último - e é aí que os médicos muitas vezes tropeçam - a empatia exige ser capaz de comunicar tudo isso ao paciente.” - Danielle Ofri

Danielle Ofri é ensaísta, editora, médica assistente do Hospital Bellevue e professora associada de medicina na Universidade de Nova York. É co-fundadora e editora-chefe do Bellevue Literary Review e autora de livros sobre o mundo da medicina, como “What Patients Say; What Doctors Hear”, “Singular Intimacies: Becoming a Doctor at Bellevue”, “Incidental Findings: Lessons from My Patients in the Art of Medicine”, “Medicine in Translation: Journeys with My Patients”, entre outros. A frase  é parte do livro “What Doctors Feel: How Emotions Affect the Practice of Medicine”. 

 

"A saúde, assim como o amor, a beleza ou a felicidade, é um conceito metafísico, que ilude todas as tentativas de objetivação." - Petr Skrabanek 

Petr Skrabanek (1940 - 1994) foi médico, professor de medicina e autor de vários livros e artigos. Estudou química na Natural Sciences at Charles University, em Praga, e medicina na Jan Evangelista Purkyně University, em Brno. Foi um crítico rigoroso em relação aos dogmas e ilusões no que diz respeito às áreas de medicina preventiva e medicina alternativa. Entre seus principais trabalhos estão os livros: “The Death of Humane Medicine and the Rise of Coercive Healthism”, “Follies and Fallacies in Medicine” e “False premises false promises”. 

 

"A tarefa da medicina é promover a saúde, prevenir doenças, tratar os doentes quando a prevenção é interrompida e reabilitar as pessoas depois de curadas. Essas são funções altamente sociais e devemos considerar a medicina basicamente uma ciência social." - Henry E. Sigerist 

Henry Ernest Sigerist ( 1891 – 1957) foi um historiador da medicina e defensor da medicina social. Formado pela Universidade de Zurique, foi professor das universidade Johns Hopkins, Yale e Leipzig e foi diretor do Instituto de História da Medicina da Universidade Johns Hopkins.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

Academia Médica
Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você