Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases Médicas #28

Frases Médicas #28
Academia Médica
ago. 26 - 5 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"A prevenção da doença deve se tornar o objetivo de todo o médico." - Henry E. Sigerist

Henry Ernest Sigerist ( 1891 – 1957) foi um historiador da medicina e defensor da medicina social. Formado pela Universidade de Zurique, foi professor das universidade Johns Hopkins, Yale e Leipzig e foi diretor do Instituto de História da Medicina da Universidade Johns Hopkins.

 

"Homens que estão ocupados na restauração da saúde a outros homens, pelo esforço conjunto de habilidade e humanidade, são acima de tudo os grandes da terra. Eles até participam da divindade, já que preservar e renovar é quase tão nobre quanto criar." - Voltaire

Voltaire, filósofo e escritor francês do século XVIII, foi um importante pensador do iluminismo francês e suas ideias tiveram forte influência nos processos da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos. 

 

"Esperança desperta coragem. Aquele que pode implantar coragem na alma humana é o melhor médico." - Karl Ludwig von Knebel

Karl Ludwig von Knebel (1744 -1834) foi um poeta e tradutor alemão.

 

"A unidade essencial da prática médica é a ocasião em que, na intimidade da sala de consulta ou enfermaria, uma pessoa doente, ou que acredita estar doente, procura o conselho de um médico em quem confia." - James Calvert Spence

James Calvert Spence (1892-1954) foi um pediatra pioneiro no campo da pediatria social. Frequentou o Durham College of Medicine, fez parte do Royal Army Medical Corps durante a Primeira Guerra Mundial, foi um membro fundador da Associação Britânica de Pediatria e foi médico pediatra no Newcastle General Hospital e médico honorário da Royal Victoria Infirmary.

 

"Mas a medicina também é, inequivocamente, um mundo de poder, onde alguns são mais propensos a receber as recompensas da razão do que os outros." - Paul Starr

Paul Starr é professor de sociologia e relações públicas na Universidade de Princeton. Foi o conselheiro sênior do plano de reforma da saúde proposto pelo ex-presidente Bill Clinton. A frase é parte da obra "A transformação social da medicina americana", ganhadora do Prêmio Pulitzer de 1984 para não-ficção geral.

 

"Muitas vezes pensei que seria importante instruir os médicos sobre como se comportar em casos de doença incurável; não tanto para lhes dizer o que fazer, mas sim o que não fazer." - Johann Stieglitz

Johann Stieglitz (1767, 1840 ) foi um médico alemão, estudou filosofia em Berlim e medicina na Universidade de Göttingen. Foi diretor da Faculdade de Medicina de Hanover. A frase foi escrita em carta para o médico Karl F. H. Marx.

 

"Um aluno que é puro, obediente ao seu preceptor, aplica-se firmemente ao seu trabalho e abandona a preguiça e o sono excessivo, chegará ao fim da ciência que tem estudado." - Sushruta

Sushruta (século 7 ou 6 a.C) foi um médico na responsável pelo avanço da medicina na antiga Índia, conhecido hoje como o "Pai da Medicina Indiana" e "Pai da Cirurgia Plástica". Seu ensino de anatomia, fisiopatologia e estratégias terapêuticas foram de grande importância considerando seu tempo no registro histórico É o principal autor do “Sushruta Samhita” (Compêndio de Sushruta), considerado o mais antigo texto do mundo sobre cirurgia plástica e um dos integrantes da Grande Trilogia da Medicina Ayurvédica (prática de cura holística que incorpora conhecimento médico “padrão” com conceitos espirituais e remédios à base de plantas em tratamento, bem como prevenção de doenças); os outros dois são o Charaka Samhita e o Astanga Hridaya.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você