[ editar artigo]

Frases médicas #29

Frases médicas #29

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

"A medicina moderna é uma daquelas extraordinárias obras da razão: um elaborado sistema de conhecimento especializado, procedimentos técnicos e regras de comportamento."  - Paul Starr

Paul Starr é professor de sociologia e relações públicas na Universidade de Princeton. Foi o conselheiro sênior do plano de reforma da saúde proposto pelo ex-presidente Bill Clinton. A frase é parte da obra "A transformação social da medicina americana", ganhadora do Prêmio Pulitzer de 1984 para não-ficção geral.

 

"Nada na medicina é tão insignificante que mereça desatenção." - Thomas Sydenham

Thomas Sydenham (1624 - 1689) foi um médico inglês. Estudou medicina em Oxford e praticou em Londres, embora suas idéias políticas impedissem sua filiação ao Royal College of Physicians. É autor do livros “Methodus curandi febres”, “Epistolae responsoriae”, “On Epidemics”, “Observationes Medicae”, entre outros.

 

"Os sintomas da doença são marcados por propósito e o propósito é benéfico. Os processos da doença não visam a destruição da vida, mas a salvação dela." - Frederick Treves 

Frederick Treves (1853 -1923) foi um cirurgião britânico, especialista em anatomia e conhecido por seu tratamento cirúrgico de apendicite. Operou o rei Edward VII em 1902. 

 

A educação médica não é concluída na escola de medicina: ela só começou." - William Henry Welch

William Henry Welch (1850 - 1934) foi um médico americano, patologista , bacteriologista e administrador de escola de medicina. Ele foi um dos "quatro grandes" professores fundadores do Hospital Johns Hopkins e o primeiro reitor da Escola de Medicina Johns Hopkins.

 

"O que importa é que o médico conheça as doenças, aprenda as condições das quais elas surgem e esteja ciente dos meios pelos quais elas podem ser curadas." - Thomas Sydenham

Thomas Sydenham (1624 - 1689) foi um médico inglês. Estudou medicina em Oxford e praticou em Londres, embora suas idéias políticas impedissem sua filiação ao Royal College of Physicians. É autor do livros “Methodus curandi febres”, “Epistolae responsoriae”, “On Epidemics”, “Observationes Medicae”, entre outros.

 

"Sempre examine seus casos cuidadosamente. Reexamine-os. Reexamine suas próprias deduções." - Arthur Whitfield

Arthur Whitfield (1868-1947)foi um dermatologista britânico, professor de dermatologia no King’s College, em Londres, e autor de numerosos artigos sobre doenças de pele. Em 1907 publicou o livro “A handbook of skin diseases and their treatment”.

 

"Eu sempre disse que o equipamento mais útil para um cirurgião de sucesso é um patologista pessimista." - John Rowan Wilson

John Rowan Wilson  (1919–1973) foi um cirurgião e autor inglês. Entre seus livros estão “Behind the Mask” e “The Double Blind".

 

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

Academia Médica
Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você