Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #30

Frases médicas #30
Academia Médica
set. 9 - 5 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Há ciência naquilo que fazemos, sim, mas também há hábito, intuição e, às vezes, simples adivinhação. A lacuna entre o que sabemos e o que buscamos persiste. E essa lacuna complica tudo o que fazemos." -Atul Gawande

Atul Gawande é cirurgião e pesquisador de saúde pública, pratica cirurgia geral e endócrina no Brigham and Women's Hospital e é professor de Cirurgia na Harvard Medical School. Também é diretor executivo da Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que busca tornar a cirurgia mais segura a nível mundial. É autor dos livros "Complications: A Surgeon's Notes on an Imperfect Science" ,"Better: A Surgeon's Notes on Performance" , "Being Mortal: Medicine and What Matters in the End", entre outros.

 

"Nos Estados Unidos, nenhum grupo ocupou uma posição tão dominante nesse novo mundo de racionalidade e poder quanto a profissão médica." - Paul Starr

Paul Starr é professor de sociologia e relações públicas na Universidade de Princeton. Foi o conselheiro sênior do plano de reforma da saúde proposto pelo ex-presidente Bill Clinton. A frase é parte da obra "A transformação social da medicina americana", ganhadora do Prêmio Pulitzer de 1984 para não-ficção geral.

 

"O que os pacientes procuram não é o conhecimento científico que os médicos escondem, mas a autenticidade existencial que cada pessoa deve encontrar nela mesma." - Paul Kalanithi 

Paul Kalanithi foi neurocirurgião e escritor. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos em 2013, concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery. É autor de “When Breath Becomes Air”, livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

 

"A doença dificilmente é uma coisa a ser encorajada nos outros. A saúde é o principal dever da vida." - Oscar Wilde

Oscar Wilde (1854 — 1900) foi um escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. É autor do romance "O Retrato de Dorian Gray" e pioneiro na criação do filme de drama e no de ação. A frase é um trecho da peça “The Importance of Being Earnest”, montada originalmente em 1895, publicada em 1898.

 

"A medicina consiste em ciência e arte em um certo relacionamento entre si, mas totalmente distinta. A ciência pode ser aprendida por qualquer pessoa, mesmo a medíocre. Arte, no entanto, é um presente do céu." - Armand Trousseau

Armand Trousseau ( 1801 - 1867) foi um médico francês. Ele foi o primeiro médico a praticar a traqueotomia na difteria e a realizar toracocentese para remover ar ou líquido do espaço pleural. Ele descreveu os primeiros casos de tuberculose laríngea e a presença de espasmo carpopedal na hipocalcemia e também descreveu a associação entre tromboflebite migratória e neoplasia, que é conhecida como síndrome de Trousseau. Ironicamente, em 1867, ele diagnosticou em si mesmo uma trombose venosa profunda do membro superior esquerdo. É autor de livros clássicos como “Clinique médicale de l'Hôtel-Dieu".

A pintura que ilustra a frase é "The Doctor's Visit", de Jan Steen (1663). The Taft Museum of Art

 

"Quando a cura é impossível, é dever do médico trazer contentamento, conforto ou até mesmo felicidade aos pacientes para aliviar sua aflição. Mas isso não significa necessariamente que ele deve limitar a vida para prolongar a vida." - Warfield Theobald Longcope

Warfield Theobald Longcope (1877–1953) foi professor de medicina na Universidade Johns Hopkins e  médico-chefe do Hospital Johns Hopkins. Também foi patologista residente e diretor do Laboratório Clínico Ayer no Hospital da Pensilvânia, professor de medicina aplicada na Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, professor no Colégio de Médicos e Cirurgiões de Columbia e diretor médico do Hospital Presbiteriano, além de presidente da Associação Americana de Imunologistas.

A pintura que ilustra a frase é "Self-Portrait with Dr. Arrieta", de Francisco Goya. Após se recuperar de uma grave doença, em 1819, ele apresentou seu médico, Eugenio José García Arrieta, com essa pintura que mostra o médico ministrando medicamento ao paciente.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você