Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #31

Frases médicas #31
Academia Médica
set. 16 - 5 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Tome cuidado para não imaginar que você é médico assim que dominar os fatos científicos; eles apenas proporcionam aos seus entendimentos uma oportunidade de produzir frutos e elevá-los à alta posição de um homem de arte." - Armand Trousseau

Armand Trousseau ( 1801 - 1867) foi um médico francês. Ele foi o primeiro médico a praticar a traqueotomia na difteria e a realizar toracocentese para remover ar ou líquido do espaço pleural. Ele descreveu os primeiros casos de tuberculose laríngea e a presença de espasmo carpopedal na hipocalcemia e também descreveu a associação entre tromboflebite migratória e neoplasia, que é conhecida como síndrome de Trousseau. Ironicamente, em 1867, ele diagnosticou em si mesmo uma trombose venosa profunda do membro superior esquerdo. É autor de livros clássicos como “Clinique médicale de l'Hôtel-Dieu".

 

"Aqueles que estão enamorados da prática sem ciência são como um navegador que entra em um navio sem leme ou bússola e nunca tem certeza de para onde está indo. A prática deve sempre ser baseada em um conhecimento sólido da teoria." - Leonardo da Vinci  

Leonardo da Vinci (1452 — 1519) foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Como uma das figuras mais importantes do Renascimento, Leonardo desenhou estudos sobre o esqueleto humano, os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero.

A imagem que ilustra a frase é Homem de Vitrúvio ou Homem Vitruviano, um desenho de Leonardo da Vinci que acompanhava as notas feitas em um dos seus diários por volta de 1490. O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia, em Veneza, Itália.

 

"Sabedoria é saber o que fazer; habilidade é saber como fazer; virtude é fazer." - David Starr Jordan

David Starr Jordan (1851 — 1931) foi um educador, escritor e naturalista norte-americano. É considerado o maior ictiologista (estudo sobre peixes) de seu tempo. Foi professor de ciências na Indianapolis High School. Recebeu o grau de Doctor of Medicine do Indiana Medical College e o Ph.D. da Northwestern Christian University. Foi o fundador da Hopkins Marine Station e escreveu mais de 50 livros, entre eles “A Manual of the Vertebrate Animals of Northern United States”, “A guide to the study of Fishes”, “ The Human Harvest” e “ War and Waste”.
 

“Nada vai funcionar a menos que você faça.” - Maya Angelou

Maya Angelou (1928 — 2014) foi uma escritora, poetisa, ativista de direitos civis e historiadora americana. Em 1970, publicou o primeiro livro, “I Know Why the Caged Bird Sings”, e foi nomeada para o Pulitzer Prize em poesia no ano seguinte. 

 

"O problema não está na ciência, mas nos usos que os homens fazem dela. Tanto o médico quanto o leigo devem aprender sabedoria em seu emprego da ciência, quer isso se aplique às bombas atômicas ou à transfusão de sangue." - Wilder Penfield

Wilder Penfield (1891 – 1976) foi um neurocirurgião canadense. Concluiu a graduação em medicina na Johns Hopkins Medical School. Desenvolveu várias atividades na área da neurocirurgia e estudos em neurociências.

 

"Por trás de muitos dos dilemas mais agonizantes da medicina moderna, por trás dos argumentos emocionais e amargos que os acompanham, está a suposição de que a vida humana é sagrada." - Melanie Phillips

Melanie Phillips é uma jornalista britânica, autora e comentarista. Escreve para The Times e The Jerusalem Post, sobre questões políticas e sociais. É autora de livros como “Guardian Angel: My Story, My Britain” e “Doctors' Dilemmas: Medical Ethics and Contemporary Science”.

 

"Por mais bem treinado e motivado que seja um médico, é impossível responder com segurança e eficiência às demandas crescentes se a infraestrutura estiver ausente." - Simon Powis 

Simon Powis é um cirurgião consultor britânico de Northampton. A frase foi dita em entrevista ao “The Times”, em 2001.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você