Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #32

Frases médicas #32
Academia Médica
set. 23 - 5 min de leitura
020

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Cada paciente deve se sentir um pouco melhor após a visita do médico, independentemente da natureza da doença. - Warfield Theobald Longcope 

Warfield Theobald Longcope (1877–1953) foi professor de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e também o médico-chefe do Hospital Johns Hopkins. Também foi patologista residente e diretor do Laboratório Clínico Ayer no Hospital da Pensilvânia, professor assistente de medicina aplicada na Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, professor no Colégio de Médicos e Cirurgiões de Columbia e diretor médico do Hospital Presbiteriano, além de presidente da Associação Americana de Imunologistas.
 

“A medicina precisa ser exercida com a mente e o coração” - Celmo Celeno Porto

Celmo Celeno Porto estudou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou em Clínica Médica e Cardiologia. Foi regente da disciplina de Semiologia Médica na UFG, um dos fundadores da Sociedade Goiana de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – regional Goiás, e da Academia Goiana de Medicina, da qual foi o primeiro presidente. Foi chefe do departamento de Clínica Médica, coordenador do curso e diretor da Faculdade de Medicina da UFG. Coordenou a Comissão que criou o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Atualmente é professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFG, professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG, membro Emérito da Academia Goiana de Medicina e membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Envelhecimento (NEPEV) da UFG e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Santa Helena. Alguns de seus livros são Exame Clínico, Semiologia Médica, Clínica Médica na Prática Diária, Cartas aos Estudantes de Medicina.

 

''Vencedor é alguém que pode olhar no espelho no final do dia e dizer que deu o melhor em busca de seus objetivos e seus sonhos.'' - Dick Vitale

Dick Vitale, também conhecido como "Dickie V", é um ex-jogador e ex-treinador de basquete americano e comentárista de basquete universitário da ESPN

 

"O saber contra a ignorância, a saúde contra a doença, a vida contra a morte. Mil reflexos da batalha permanente em que estamos todos envolvidos." - Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz (1872 — 1917) foi médico, cientista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi um pioneiro no estudo de moléstias tropicais, fundador do Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz. Também foi o segundo ocupante da cadeira 5 na Academia Brasileira de Letras.

 

"Medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade." - William Osler

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

"Vocês terão de aprender muitas coisas tediosas. Coisas que vão esquecer no momento em que passarem no exame final, mas em anatomia é melhor ter aprendido e esquecido do que nunca ter aprendido." - W. Somerset Maugham

William Somerset Maugham (1874 — 1965) foi um médico, romancista e dramaturgo britânico. Estudou literatura, filosofia e alemão na Universidade de Heidelberg e cursou a faculdade de medicina em Londres; por imposição do tio (ficou órfão aos 10 anos). Sua experiência como médico foi usada para escrever seu primeiro romance “A Pecadora Liza”. Apesar do pouco sucesso do livro, Maugham abandonou a medicina para se dedicar à literatura. É autor de “Histórias dos Mares do Sul”, “Confissões” e “O Fio da Navalha”, entre outros livros. A frase é parte do livro “Servidão humana”, de 1915.

A pintura que ilustra a frase é The anatomy of Dr Willem Roell, de B. F. Landis.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você