[ editar artigo]

Frases médicas #37

Frases médicas #37

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

"Aos 18 anos, eu encontrei o meu desejo de servir a humanidade através da medicina e fiz um compromisso comigo mesmo de nunca ter outro dia ruim. Eu decidi ser feliz."

Hunter Doherty, mais conhecido como “Patch Adams”, é um médico norte-americano, famoso pela metodologia inusitada no tratamento de enfermos. É formado pela Virginia Medical University, e o fundador do Instituto Gesundheit. Sua história inspirou o filme (e livro): Patch Adams - O Amor é contagioso, de 1998, dirigido por Tom Shadyac.

 

"90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir."

Woody Allen é cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano. Indicado 23 vezes e ganhador de quatro Oscars, entre seus mais de 40 filmes, alguns dos mais conhecidos são Match Point (2005), Vicky Cristina Barcelona (2008), Meia-noite em Paris (2011) e Blue Jasmine (2013). Também é autor do livro "Insanidade Mental".

 

"Quando o ser humano faz coisas de que gosta, o pior é deixar de fazer."

Ivo Pitanguy (1926 - 2016) foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras. Cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (até o 4º ano) e na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo dos mais de 60 anos de carreira, Pitanguy formou 500 médicos de 50 países, sendo considerado o maior cirurgião plástico do mundo. Autor do livro "Viver vale a pena".

 

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."

Mahatma Gandhi (1869 — 1948) foi um político, líder no movimento de independência da Índia e defensor do princípio da não agressão (Satyagraha ) como um meio de revolução. Inspirou gerações de ativistas, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Autor dos livros "A Virtude da Raiva" e "O Caminho da Paz: Respostas sobre amor, fé e vida"

 

"À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos: uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros."

Audrey Hepburn (1929-1993), atriz belga de "A Princesa e o Plebeu" e "A Bonequinha de Luxo", que recebeu as quatro premiações americanas por seu trabalho: o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony. Na década de 80, tornou-se Embaixadora Especial para o Fundo UNICEF das Nações Unidas de Ajuda às Crianças. Participou de missões no México, El Salvador, Equador, Venezuela, Sudão, Somália, Etiópia e Tailândia.

 

"A cura é uma questão de tempo. Mas por vezes também é uma questão de oportunidade."

Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.) é considerado o "pai da medicina". Uma das grandes figuras do florescimento intelectual grego, Hipócrates era membro de uma família que durante várias gerações praticou os cuidados em saúde.

 

"Olho por olho, e o mundo acabará cego."

Mahatma Gandhi (1869 — 1948) foi um político, líder no movimento de independência da Índia e defensor do princípio da não agressão (Satyagraha ) como um meio de revolução. Inspirou gerações de ativistas, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Livros: "A Virtude da Raiva" e "O Caminho da Paz: Respostas sobre amor, fé e vida"

 

"A arte da medicina deveria ser aprendida adequadamente apenas com sua prática e seu exercício"

Thomas Sydenham (1624 - 1689) foi um médico inglês. Estudou medicina em Oxford e praticou em Londres, embora suas idéias políticas impedissem sua filiação ao Royal College of Physicians. É autor do livros “Methodus curandi febres”, “Epistolae responsoriae”, “ On Epidemics”, “Observationes Medicae” entre outros.

 

"Eu estou prescrevendo muito mais aplicativos do que medicamentos hoje em dia."

Eric Topol é um cardiologista americano, geneticista e pesquisador de medicina digital. Topol acredita que o mundo digital - a Internet, a nuvem, a supercomputação e as redes sociais - está rompendo os remédios para fora do seu casulo. É uma convergência que já era vista em outros setores da vida, mas não na esfera da saúde e da medicina. É autor dos livros "Deep Medicine", "The Creative Destruction of Medicine" e “The Patient Will See You Now”.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

Academia Médica
Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você