Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #5

Frases médicas #5
Academia Médica
mar. 4 - 4 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Norman Cousins foi um político, jornalista e autor americano. Diagnosticado com uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral, os médicos lhe deram poucos meses de vida. Depois de um tempo no hospital, com autorização médica, contratou uma enfermeira e foi morar num hotel. Lá, quase paralisado, recebia visitas de amigos e assistia comédias na televisão. Em seu livro ‘Anatomia de uma doença’, Cousins conta como as risadas e o bom humor lhe garantiram uma sobrevida de 15 anos. 

 

Benjamin Solomon Carson é um neurocirurgião pediátrico que alcançou renome mundial em 1987 por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça – uma operação complexa que exigiu cinco meses de preparativos e 22 horas de cirurgia. Foi diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins e atualmente é Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos.

 

David Furnish é um diretor de cinema, produtor canadense, marido do músico Elton John e presidente da Elton John AIDS Foundation. Para Furnish, apesar de ainda não existir uma vacina ou cura para Aids, os tratamentos atuais são muito eficazes. “Se você contrai o vírus hoje, é diagnosticado dentro de três anos e tratado, sua expectativa de vida é a mesma do que todos os outros”, explica.

 

Ralph Merkle é pesquisador em criptografia de chave pública e pesquisador e palestrante sobre nanotecnologia molecular e criogenia. Para ele, as doenças e os problemas de saúde são causados em grande parte por danos no nível molecular e celular, mas as ferramentas cirúrgicas de hoje são muito grandes para lidar com esse tipo de problema. Uma tecnologia de nível molecular permitiria construir ferramentas cirúrgicas moleculares, e com essas ferramentas seria possível abordar os problemas diretamente pela raiz.

 

Peter Singer é um filósofo australiano, professor na Universidade de Princeton (EUA) e atua na área de ética prática com uma perspectiva utilitarista - agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar. Ele defende que os países ricos têm a obrigação de ajudar os pobres e que cada um de nós é responsável por pessoas que estão morrendo de fome neste momento. Polêmico por também defender o aborto e a eutanásia, Singer já foi chamado de “doutor morte” e “o homem mais perigoso do mundo”.

 

Risa Lavizzo-Mourey é médica e executiva americana que atuou como presidente e CEO da Fundação Robert Wood Johnson de 2003 a 2017. Ela foi a primeira mulher e a primeira afro-americana a liderar a Fundação. Foi nomeada uma das 100 mulheres mais poderosas pela Forbes várias vezes.
Durante seu mandato na RWJF, Lavizzo-Mourey encabeçou iniciativas audaciosas de saúde, como a criação de comunidades mais saudáveis ​​e mais equitativas, reforçando a integração dos sistemas e serviços de saúde.

 

Magdi Yacoub é professor de cirurgia cardiotorácica no National Heart and Lung Institute, Imperial College London e fundador e diretor de pesquisa do Harefield Heart Science Center (Magdi Yacoub Institute). Como um dos principais cirurgiões cardíacos do mundo, foi pioneiro em técnicas que incluem engenharia de tecido em válvulas cardíacas, novos dispositivos de assistência ventricular esquerda e sensores sem fio para pacientes cardíacos.

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde e de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você