Frases médicas #1
[editar artigo]

Frases médicas #1

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

A frase é de Michael J. Fox, também conhecido como Marty McFly na trilogia “Back to the Future” (1985). O ator, hoje com 56 anos, foi diagnosticado com Parkinson aos 29 anos e, apesar das limitações físicas da doença, conseguiu levar uma vida normal graças à medicação. Contra todas as probabilidades, continuou a atuar, ganhando 18 nomeações ao Emmy durante sua carreira. Fox também fundou a “The Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research”, organização dedicada a encontrar uma cura para a doença de Parkinson e para garantir o desenvolvimento de terapias melhoradas para aqueles que vivem com a doença.


Barry James Marshall é médico australiano ganhador do Nobel de Medicina e Fisiologia em 2005, juntamente com Robin Warren, pelo estudo da bactéria Helicobacter pylori como causa da úlcera péptica. 

 

Considerado um dos maiores teólogos do cristianismo, Santo Agostinho realizou estudos sobre como conciliar fé e razão e foi responsável primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão.

 

Earvin "Magic" Johnson, ex-jogador de basquete norte-americano, é considerado por alguns o maior armador da história da NBA. Em mensagem sobre o Affordable Care Act, Magic Johnson contou como os cuidados de saúde de qualidade o ajudaram ao longo de sua carreira. O jogador se aposentou abruptamente em 1991, após anunciar que havia contraído o HIV, mas retornou às quadras por mais duas vezes até sua aposentadoria definitiva. Também em 1991, criou a Fundação Magic Johnson, que busca auxiliar as pessoas na conscientização e prevenção de HIV/AIDS. 

 

A frase é de por Eric J. Topol, cardiologista americano, geneticista e pesquisador de medicina digital. Para Topol, existem alguns médicos digitais realmente progressistas que estão reconhecendo as oportunidades para melhores cuidados e prevenção, mas a maioria ainda é resistente à mudança. Em seu livro "The Creative Destruction of Medicine", ele expõe a visão de como as pessoas começarão a executar exames médicos comuns, ignorando visitas ao consultório e compartilhando dados com pessoas que não sejam seus médicos.

 

William Sanford "Bill" Nye, também conhecido como Bill Nye the Science Guy, é cientista educacional, apresentador de televisão, ator e escritor. Iniciou sua carreira como engenheiro mecânico da Boeing e ficou conhecido por ter sido apresentador do programa infantil de divulgação científica da Disney/PBS e por suas aparições na mídia como educador científico. 

Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Continue lendo
Indicados para você