Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Neurocovid: Frequência das manifestações neurológicas na COVID-19

Neurocovid: Frequência das manifestações neurológicas na COVID-19
Academia Médica
out. 22 - 2 min de leitura
010

A COVID-19 tem se caracterizado cada vez mais como uma doença sistêmica que acomete diversos órgãos, causando danos e sequelas. Com o avanço do conhecimento sobre essa nova doença podemos caracterizar as suas manifestações extrapulmonares. Sabemos atualmente que o Sars-Cov-2 invade o tecido cerebral causando danos, muitos pesquisadores já até cunharam um termo para isso: a NeuroCovid. Mas afinal, quais são as principais manifestações neurológicas causadas pela COVID-19?

Para responder essa pergunta um time de pesquisadores da Índia e da OMS elaborou uma revisão sistemática com meta-análise em estudos que incluíam pacientes com manifestações neurológicas. Ao todo foram adicionados 350 estudos que somavam mais de 145 mil pacientes dos quais 89% foram hospitalizados.

O que eles encontraram?

No total, 41 manifestações neurológicas foram caracterizadas, sendo 24 sintomas e 17 diagnósticos. Destes, os sintomas mais comuns foram

  1. Fadiga: 32%

  2. Mialgia: 20%

  3. Alterações gustativas: 21 %

  4. Anosmia: 19%

  5. Cefaleia: 13% 

Em pacientes com mais de 60 anos houve uma prevalência de 34% de confusão e delírio, e a presença de quaisquer manifestações neurológicas nesse grupo foi associada com maior mortalidade. Na figura abaixo estão listadas as principais alterações encontradas no estudo.

Os principais diagnósticos foram:

  1. Distúrbios neuropsiquiátricos

  2. Acidentes Vasculares encefálicos

  3. Encefalopatias

  4. Miopatias

  5. Distúrbios do movimento

E qual o impacto destes dados?

As estimativas de prevalência relatadas nesta revisãoo podem ser usadas para projetar e / ou validar checklists para detectar manifestações neurológicas que, de outra forma, podem ser perdidas. Além disso, as manifestações neurológicas podem ser incluídas na estratificação de risco, especialmente para idosos com COVID-19, dada a associação com maior mortalidade para qualquer manifestação neurológica nesta subpopulação. Por fim, de posse destes dados epidemiológicos os gestores podem elaborar planos e políticas públicas para melhor manejo e diagnóstico dessas manifestações.

 


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

Misra, S., Kolappa, K., Prasad, M., Radhakrishnan, D., Thakur, K. T., Solomon, T., ... & Prasad, K. (2021). Frequency of Neurologic Manifestations in COVID-19: A Systematic Review and Meta-analysis. Neurology.

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você