Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hepatite aguda grave em crianças pode ter como causa vírus infantil comum

Hepatite aguda grave em crianças pode ter como causa vírus infantil comum
Academia Médica
jul. 26 - 2 min de leitura
000

Todos os anos, em 28 de julho, são realizadas ações do Dia Mundial da Hepatite. Nos últimos meses, a doença ganhou bastante destaque em função do aparecimento de casos de hepatite aguda grave em crianças, que deixaram pais e profissionais de saúde de todo o mundo em alerta. As causas do problema - que vem sendo reportado desde abril - começaram a ser investigadas e muitas dúvidas começaram a surgir, com pessoas se perguntando inclusive se a enfermidade tinha ou não relação com a COVID-19.

Recentemente, estudos realizados pela Universidade de Glasgow e pelo Great Ormond Street Hospital, em Londres, indicaram que a hepatite aguda infantil provavelmente é causada por vírus comum entre crianças. Foi verificado que um vírus adeno-associado 2 (AAV2) estava presente na maioria dos casos diagnosticados. Entretanto, não é esclarecido se ele era indicador de uma infecção anterior de adenovírus ou uma causa própria.

Os estudos foram publicados como pré-prints, devendo ainda ser revisados por outros cientistas.

Número de casos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 1.010 casos de hepatite aguda grave em crianças foram registrados em 35 países. No total, 46 pacientes precisaram de transplantes de fígado e 22 morreram.

No Brasil, até o momento, seis casos são considerados "inconclusivos", dos quais três precisaram de transplante defígado e uma criança morreu. Um outro caso, segundo informe do Ministério da Saúde, é tratado como provável. Ao todo, 44 casos são considerados “suspeitos” e seguem em análise.

Entre os sintomas da hepatite estão alto índice de enzimas no fígado, vômito, diarreia, dores abdominais e icterícia. Ela se manifesta de forma bastante severa e não tem relação direta com os vírus já conhecidos da hepatite. O tratamento atual busca aliviar sintomas e fazer a estabilização de pacientes graves.

Com informações de Reuters e Agência Brasil.

Leia também 

Hepatite misteriosa em crianças: infecção por COVID-19 pode ser uma das causas, dizem cientistas

Hepatite e gravidez

Pandemia da COVID-19 ameaça a eliminação das hepatites na América Latina e Caribe

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você