Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

II Forum Virtual do Médico Jovem será realizado nos dias 27 e 28 de outubro

II Forum Virtual do Médico Jovem será realizado nos dias 27 e 28 de outubro
Academia Médica
out. 20 - 6 min de leitura
000

O II Fórum Virtual da Comissão de Integração do Médico Jovem vem aí!

O evento, que é promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), será realizado nos dias 27 e 28 de outubro e vai abordar temas como: finanças pessoais, telemedicina, o papel das entidades médicas, organização profissional, entre outros.

O Founder da Academia Médica, Fernando Carbonieri, é membro da Comissão de Integração do Médico Jovem e participará do debate realizado no dia 27/10 a partir das 19h10, juntamente com o Dr. Eduardo Luiz Nogueira Gonçalves, também Membro da Comissão sobre os temas "Finanças pessoais"  "Telemedicina". 

Já no dia 28/10, Carbonieri irá ministrar uma palestra sobre "Demografia Médica"às 18h30.

Confira a programação completa e marque na sua agenda para não perder nenhuma palestra.

II Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem

DATA: 27 e 28 de outubro de 2021.

HORÁRIO: 18h às 20h.

LOCAL: Videoconferência - mediante a plataforma Zoom - com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Dia 27/10/2021 – quarta-feira 18:00 às 20:00

18h00 às 18h10 – Abertura Presidente: Dr. Igor Caldas dos Santos - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem

Moderador: Sr. Ângelo Fajardo Almeida - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem

18h10 às 18h30 – “Finanças Pessoais I – Planejamento Financeiro do Médico” (20’) Palestrantes: Dr. Rafael de Souza Bastos (Médico Intensivista / CEO - TURBINE EDUCAÇÃO EM FINANÇAS)

18h30 às 18h50 – “Finanças Pessoais II – Modalidades de Investimento” (20’) Palestrantes: Dra. Ana Carolina dos Anjos Redondo de Carvalho (Médica Intensivista)

18h50 às 19h10 – “Telemedicina” Palestrante: Dr. Ronald Bispo Barreto da Silva (Universidade Tiradentes - Unit)

19h10 às 19h50 – Debates. (40’) Debatedores: Dr. Fernando Todt Carbonieri - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem Dr. Eduardo Luiz Nogueira Gonçalves - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem

19h50 às 20h00 – Encerramento (10’) Dr. Igor Caldas, dos Santos - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem

Dia 28/10/2021 – quinta-feira - 18:00 às 20:00

18h00 às 18h10 – Abertura Presidente: Dr. Fernão Bittencourt Cardozo - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem Moderadora: Dra. Yáscara Pinheiro Lages Pinto – Conselheira Federal

18h10 às 18h30 – “O Papel das Entidades Médicas” (20’) Palestrante: Dr. Julio César Vieira Braga (Conselheiro Federal) 18h30 às 18h50 – “Demografia médica” (20’) Palestrantes: Dr. Fernando Todt Carbonieri (Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem)

18h50 às 19h10 – “Organização Profissional: sindicalismo e cooperativismo” Palestrante: Sérgio Luiz de Oliveira Santos (Médico Alergista)

19h10 às 19h50 – Debates. (40’) Debatedores: Dr. Fernando Uberti - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem Dr. José Luiz Bonamigo Filho - Conselheiro Federal Dr. Florentino Araújo Cardoso Filho - Conselheiro Federal

19h50 às 20h00 – Encerramento (10’) Dr. Fernão Bittencourt Cardozo - Membro da Comissão de Integração do Médico Jovem

Para participar basta acompanhar as transmissões pelo canal do CFM no YouTube. Ative o lembrete!

Como foi o I Fórum do Médico Jovem

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, nos dias 16 e 17 de agosto, o I Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem. O evento, transmitido pelo canal oficial da autarquia no YouTube, reuniu lideranças médicas em torno de temas como autonomia médica, saúde mental e qualidade de vida do médico, publicidade médica e uso das redes sociais na medicina.

De acordo com o coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM e conselheiro federal pelo estado de Sergipe, Ricardo Scandian, a primeira edição on-line do encontro teve como objetivo abrir o debate com a comunidade médica sobre desafios atuais da Medicina no Brasil e no mundo. “A pandemia de covid-19 impôs novos e grandes desafios para a sociedade como um todo, sobretudo para assistência médica e para a rotina dos profissionais. Neste encontro, discutimos algumas das estratégias para superar esse cenário”, disse.

Programação – No primeiro dia, além de Scandian, também interagiram com os palestrantes os médicos Lúcio Flávio Gonzaga, membro da Comissão de Ensino Médico do CFM; e Beatriz Costa, 2ª secretária do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). A conferência de abertura abordou o tema “Limites da autonomia médica” e foi proferida pelo professor coordenador do Curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), Rui Nunes.
Em seguida, Stefan Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentou palestra sobre o histórico de pandemias no mundo. Na sequência, Eduardo Humes, coordenador médico do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, abordou a “Saúde mental e qualidade de vida do médico”.

As atividades do segundo dia foram abertas com a conferência do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, sobre publicidade médica. Em seguida, Eduardo Gonçalves, membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, apresentou uma visão sobre a “relação entre médicos”. O evento foi encerrado com a palestra da social media strategist, Gui Margutti, sobre “Redes sociais na medicina”, seguido de debate entre os participantes com o envio de perguntas pelos internautas.

Os conselheiros federais suplentes, Luís Guilherme (RJ), Annelise Meneguesso (PB) e Graziela Bonin (SC), também participaram da mesa virtual do segundo dia, como presidente, moderadora e debatedora, respectivamente. Ao final de cada dia, os palestrantes dedicaram um tempo para responder aos questionamentos dos internautas.

Fonte: Site do Conselho Federal de Medicina - CFM

Acesso em https://portal.cfm.org.br/eventos/cfm-realiza-i-forum-virtual-de-integracao-do-medico-jovem-com-debate-sobre-publicidade-autonomia-saude-mental-e-outros-temas/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você