Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Imagem fascinante revela SARS-CoV-2 atacando mini pulmões humanos

Imagem fascinante revela SARS-CoV-2 atacando mini pulmões humanos
Academia Médica
jul. 5 - 3 min de leitura
000



Foto: Laboratory of Synthetic Biology at The Rockefeller University


Vamos falar de umas fotos que chamaram a atenção geral no mês passado. A revista Nature selecionou algumas imagens em junho de 2023 que, sem dúvida, são de tirar o fôlego. A gente viu desde a beleza da Via Láctea até avanços impressionantes na ciência. Mas uma em especial nos fez parar e prestar atenção.

Sabe o que é incrível? Essa foto não veio do espaço, mas de um universo muito mais próximo e menor: os mini pulmões humanos, sendo atacados pelo SARS-CoV-2.

A equipe do Ali Brivanlou, uma pessoa visionária, em parceria com o Charles M. Rice, da Rockefeller, fizeram uma espécie de parceria na pandemia da COVID-19. Juntos, conseguiram criar essas estruturas microscópicas, muito parecidas com o início embrionário dos pulmões. Eles usaram uma tecnologia de microchips desenvolvida pelo laboratório do Brivanlou, que é especializado em Biologia Sintética. E o Rice, que tinha todas as permissões necessárias, infectou essas estruturas com o vírus.

Os pesquisadores Edwin Rosado-Olivieri e Brandon Razooky também tiveram um papel fundamental nisso. Eles pegaram células-tronco embrionárias - aquelas que podem se dividir indefinidamente e virar qualquer tipo de tecido - e com bastante cuidado, conseguiram direcionar essas células para se transformarem nos mini pulmões.

Na foto que chamou tanta atenção, é possível ver partículas do SARS-CoV-2, destacadas em magenta, infiltrando-se nos alvéolos e vias aéreas, coloridos em azul, desses mini pulmões. É como se a gente pudesse enxergar o vírus em ação, invadindo os pulmões célula por célula.

E quer saber o mais legal disso tudo? Essa imagem, além de ser impressionante, representa um grande avanço na luta contra a COVID-19. Isso porque ela nos dá a possibilidade de cultivar milhares desses mini pulmões e estudar de perto como o vírus ataca os pulmões. Com isso, a gente pode entender melhor como a doença se desenvolve e encontrar novas formas de tratamento.

Então, para todos nós profissionais da saúde, estudantes de medicina e amantes da ciência que acompanham o site da Academia Médica, essa imagem é um lembrete de como a pesquisa e a colaboração podem levar a descobertas fascinantes e a revolução do conhecimento em saúde.




Leia também: 


Fontes: 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você