Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Uso de terapia bacteriana para tratamento de câncer de pulmão

Uso de terapia bacteriana para tratamento de câncer de pulmão
Academia Médica
dez. 27 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores da Columbia Engineering desenvolveram um modelo de avaliação pré-clínica para caracterização de terapias bacterianas em pacientes diagnosticados com câncerde pulmão. Publicado pela Scientific Reports, o trabalho combina as terapias bacterianas com outras modalidades de tratamento direcionadas para o problema.

Foi utilizado sequenciamento de RNA para descobrir como as células cancerígenas respondiam às bactérias nos níveis celular e molecular. Os cientistas construíram uma hipótese de que as vias moleculares das células cancerígenas estavam ajudando as células a serem resistentes à terapia bacteriana. Com base nisso, bloquearam essas vias com drogas atualmente utilizadas contra o câncer, combinando-as com toxinas bacterianas e demonstrando a eficácia do método na eliminação de tumores pulmonares.

Os estudiosos acreditam que a pesquisa descreve um canal de desenvolvimento de novos medicamentos contra o câncer de pulmão, trazendo esperança a quem sofre com o problema. Futuramente, a combinação de terapia bacteriana com outros tratamentos deve ser avaliada em estudos maiores, em modelos pré-clínicos de cânceres de pulmão considerados difíceis de tratar.

Segundo estimativas de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens (17.760 casos novos) e o quarto em mulheres (12.440 casos novos) no Brasil. No mundo, é o primeiro em incidência entre os homens e o terceiro entre as mulheres. Em mortalidade é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres.

 Referência:

Dhruba Deb et al, Design of combination therapy for engineered bacterial therapeutics in non-small cell lung cancer, Scientific Reports (2022). DOI: 10.1038/s41598-022-26105-1

Leia também:

FDA aprova uso de novo agente de imagem para remoção de câncer de pulmão

Poluição do ar gera mutações em gene associado ao câncer de pulmão

Por que a maioria dos fumantes não desenvolve câncer de pulmão?

Recomendações para o rastreamento de câncer de pulmão




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você