Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FDA aprova uso de novo agente de imagem para remoção de câncer de pulmão

FDA aprova uso de novo agente de imagem para remoção de câncer de pulmão
Academia Médica
dez. 20 - 1 min de leitura
000


A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso do agente de imagem direcionado Cytalux (pafolacianina) em cirurgia de câncer de pulmão. O medicamento se liga ao tecido canceroso e brilha quando estimulado por luz infravermelha, facilitando a remoção completa de tumores e poupando tecidos saudáveis. Nos Estados Unidos, o produto já havia sido aprovado para cirurgia de câncer de ovário.

Segundo a fabricante On Target Laboratories e integrantes da Universidade da Pensilvânia, que realizaram ensaios clínicos para avaliação do Cytalux, o agente de imagem é administrado no paciente no pré-operatório e se liga a uma proteína de superfície chamada receptor alfa de folato (FRα), expressa em níveis anormalmente altos em tumores pulmonares.

Um estudo randomizado de fase III, concluído em 2021, mostrou que o medicamento é capaz de ajudar na detecção de tecidos cancerosos que teriam passado despercebidos por técnicas convencionais em mais de 50% dos pacientes com câncer de pulmão confirmado ou suspeito.

Com informações de Perelman School of Medicine at the University of Pennsylvania e Medical Xpress.

Leia também:

Poluição do ar gera mutações em gene associado ao câncer de pulmão

Por que a maioria dos fumantes não desenvolve câncer de pulmão?

Recomendações para o rastreamento de câncer de pulmão




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você