{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Inglaterra aplica exame da ordem em TODOS os seus médicos
[editar artigo]

Inglaterra aplica exame da ordem em TODOS os seus médicos

Inglaterra aplica exame da ordem em TODOS os seus médicos

O governo britânico anunciou  um novo sistema que obriga todos os médicos do país a passar por avaliações periódicas. Os testes começaram a ser realizados em dezembro deste ano. A avaliação será feita pelo Conselho Geral de Medicina e pela Associação Médica Britânica, tudo supervisionado pelo Ministério da Saúde britânico. Entenda a história da revalidação britânica, segundo texto presente no website da British Medical Association:

O que é a Revalidação?

Revalidação é um processo para os médicos afirmarem positivamente para o General Medical Concil (GMC) que eles estão atualizados e aptos a praticar. Ele se aplica a todos os médicos licenciados no Reino Unido, que trabalham no sistema na NHS - National Health Service - ou setor privado em todas as áreas de atuação médica. Os médicos terão de cumprir as normas estabelecidas pelo GMC, tendo em conta as orientações para a sua especialidade, para manter a licença para praticar.

Como será a revalidação?

Os médicos irão participar de um processo de avaliação robusto para reunir provas para mostrar que estão aptos à revalidação. Isso será executado ao longo de 5 anos. Cada médico responde a um oficial responsável que avaliará seu portfólio e enviará um relatório ao GMC sobre a aptidão do médico para a prática.

Como os ingleses estão se preparando?

Os médicos ingleses devem reunir avaliações periódicas que demonstrem sua aptidão para a prática médica ou da especialidade. Essas provas são baseadas no programa " Good Medical Pratices" do GMC.

As informações que deverão ser fornecidas incluem:

  • Desnvolvimento profissional contínuo (CPD);
  • Atividades de melhoria de qualidade;
  • Eventos significativos;
  • Feedback dos colegas;
  • Feedback dos pacientes (quando aplicável);
  • Revisão das queixas e elogios.
  • Observações:

    Acadêmicos de medicina: Eles devem verificar se estão tendo uma avaliação efetiva das competências (similar ao teste de progresso aplicado em algumas faculdades no Brasil).  Isso será uma parte crítica do processo de avaliação. O não progresso não será necessariamente um impacto sobre a revalidação.

    Datas do processo de revalidação:

    • Dezembro de 2012 - Implementação oficial. Os médicos devem começar a receber as datas em que devem ocorrer suas revalidações.
    • Março 2013 - Oficiais e lideres médicos completarão suas revalidações.
    • Abril de 2013 a Março de 2014 - 20% dos médicos passarão pelo processo.
    • Abril de 2014 a Março de 2016 - A maioria dos médicos serão avaliados
    • Março de 2018 - todos os médicos devem estar revalidados.

    Nossas impressões:

    O processo de avaliação da qualidade do serviço prestado pelo médico é de caráter mundial. Não é um problema apenas de nossa nação, a exemplo do que está exposto aqui com a Inglaterra. Aqui no Brasil discute-se muito a avaliação do egresso e nada se fala da avaliação daqueles que trabalham a anos no sistema único ou em consultórios próprios.

    A solução apresentada pelo governo inglês aponta para a educação médica continuada como chave do processo de excelência do profissional e, principalmente, para uma melhor qualidade do sistema de saúde da Rainha.

    Outro ponto a considerar é o poder que a população exerce nesse processo. O povo relata ao governo más práticas, o que deve ser corretamente avaliado pelo oficial responsável pelo médico acusado. São auditorias constantes que, em teoria, moldam a boa assistência à saúde.

    Vamos discutir! Comente abaixo suas impressões sobre essa modalidade de avaliação. Poderíamos usar alguma das propostas apresentadas pelos ingleses no Brasil?

    Mais sobre o assunto : Os 7 princípios da revalidação da medicina na Inglaterra 

    Fernando Carbonieri

    Fernando Carbonieri

    Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

    Fique informado sobre as novidades da comunidade
    Cadastre-se aqui
    Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
    Nova publicação

    Artigos relacionados

    Continue lendo!

    Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
    aos conteúdos exclusivos.

    Entrar