O processo de desmame e extubação do paciente em suporte ventilatório mecânico invasivo deve ser pensado desde o momento da intubação. Esse processo muitas vezes não é fácil nem intuitivo e pode prolongar o tempo do paciente em prótese ventilatória, aumentando a morbi-mortalidade em doentes críticos.
Entender que o processo de desmame e extubação é ativo, diário e multifatorial é de vital importância para o sucesso do procedimento.
Pensando nisso, disponibilizo aqui a aula online e gratuita: Intubar é fácil. Quero ver tirar! Nela, vamos abordar os principais pontos para iniciar e ser bem sucedido no desmame dos pacientes, além de entender melhor como exames complementares e escores de prognóstico podem atuar para ajudar na extubação e evitar reintubações futuras.
Essa aula é uma das aulas gratuitas que precedem o Curso Ventilação Mecânica: do básico ao avançado. Caso queira saber tudo sobre Ventilação Mecânica, clique no banner abaixo (ou neste LINK) para conhecer o curso e se inscrever
Caso não possa ainda fazer o curso online, há muito conteúdo gratuito que eu fiz com muito carinho para você:
- [Texto] Estudo ART - Um novo olhar sobre o recrutamento alveolar na SARA*
- [Texto]Exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
- [Video Gratuito e resumo] Como pronar os pacientes intubados
- [Video gratuito e resumo] VM em pacientes com COVID-19: evidências, protocolos e segurança do profissional
- [Texto]Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC)
- [Texto]Qual a melhor forma de oferecer oxigênio para pacientes com doenças agudas?
- [Texto]Burnout - Seis passos simples para evitá-lo
- [Texto]Sedação x Bloqueio Neuromuscular em pacientes com SARA - considerações sobre o estudo ROSE
Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do meu curso aqui na Academia Médica
Este curso é destinado a Médicos e Médicos Residentes, Estudantes de medicina dos últimos dois anos, Fisioterapeutas e Enfermeiros que trabalham em UTI.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!