Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mais dois produtos à base de cannabis liberados pela Anvisa

Mais dois produtos à base de cannabis liberados pela Anvisa
Academia Médica
nov. 4 - 2 min de leitura
000

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, hoje (4), autorização sanitária de mais dois produtos à base de cannabis: o extrato de cannabis sativa promediol e o extrato de cannabis sativa zion Medpharma 200 mg/ml.  

Os novos medicamentos são compostos por extratos vegetais, cuja composição é um conjunto de substâncias extraídas da planta, diferentemente dos 5 produtos já existentes que são compostos por cannabidiol isolado. Eles são obtidos a partir do extrato etanoico das folhas de cannabis sativa, cultivadas na Suíça, chegando no Brasil prontos para o consumo.

Os dois novos produtos autorizados estarão disponíveis sob a forma de solução gotas, contendo 50 mg/ml de cannabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocannabinol (THC), e, portanto, deverão ser comercializados em farmácias e drogarias a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).

Controle de qualidade

O CBD e o THC informados são considerados marcadores no controle de qualidade desses extratos, os quais são compostos também por outras substâncias, como demais cannabinoides e taninos.

A resolução 327/2019, ao longo dos seus dois anos, permitiu a aprovação e a disponibilização de 7 produtos de cannabis, todos certificados quanto às boas práticas de fabricação de modo a garantir a qualidade para uso humano. Essa resolução é um primeiro passo na Anvisa para a disponibilização no mercado, não esquecendo o monitoramento do seu uso.

Leia mais


Publique seu artigo na Academia Médica. Clique em NOVO POST e contribua com a comunidade.


Referência

Agência Brasil. Anvisa libera dois produtos à base de cannabis para venda. Acesso em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/anvisa-libera-dois-produtos-base-de-cannabis-para-venda

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você