A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, hoje (4), autorização sanitária de mais dois produtos à base de cannabis: o extrato de cannabis sativa promediol e o extrato de cannabis sativa zion Medpharma 200 mg/ml.
Os novos medicamentos são compostos por extratos vegetais, cuja composição é um conjunto de substâncias extraídas da planta, diferentemente dos 5 produtos já existentes que são compostos por cannabidiol isolado. Eles são obtidos a partir do extrato etanoico das folhas de cannabis sativa, cultivadas na Suíça, chegando no Brasil prontos para o consumo.
Os dois novos produtos autorizados estarão disponíveis sob a forma de solução gotas, contendo 50 mg/ml de cannabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocannabinol (THC), e, portanto, deverão ser comercializados em farmácias e drogarias a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).
Controle de qualidade
O CBD e o THC informados são considerados marcadores no controle de qualidade desses extratos, os quais são compostos também por outras substâncias, como demais cannabinoides e taninos.
A resolução 327/2019, ao longo dos seus dois anos, permitiu a aprovação e a disponibilização de 7 produtos de cannabis, todos certificados quanto às boas práticas de fabricação de modo a garantir a qualidade para uso humano. Essa resolução é um primeiro passo na Anvisa para a disponibilização no mercado, não esquecendo o monitoramento do seu uso.
Leia mais
- Anvisa libera medicamento à base de cannabis
- Como prescrever corretamente?
- Uso de cannabis e infarto do miocárdio em adultos jovens
- JAM nº8 - Mudanças no Pals, Sedentarismo, Sepse e Cannabis medicinal dominaram a cena científica da semana
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique em NOVO POST e contribua com a comunidade.
Referência
Agência Brasil. Anvisa libera dois produtos à base de cannabis para venda. Acesso em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/anvisa-libera-dois-produtos-base-de-cannabis-para-venda