Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Med News nº1 - Setembro 2017

Med News nº1 - Setembro 2017
Academia Médica
set. 29 - 5 min de leitura
000

Com o intuito de expandir os horizontes da medicina, nós do Academia Médica criamos este clipping de notícias para manter você, médico e acadêmico de medicina, sempre bem informados.

Siga o Med News para receber as informações mais relevantes para a sua vida profissional, científica e até pessoal.

CFM

Em manifesto, médicos jovens defendem competência de gestão e maior financiamento para a Saúde -Melhores condições de trabalho, mais recursos para a saúde, aumento no número de leitos de internação e obrigatoriedade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) para que detentor de diploma de medicina obtido no exterior possa atuar como médico no Brasil. Essas são algumas das reivindicações dos cerca de 150 mil médicos brasileiros com menos de 10 anos de formação ou até 40 anos de idade. Os pontos constam de manifesto divulgado, nesta semana, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Justiça Federal suspende portaria do governo que permitia aos enfermeiros fazer diagnósticos e solicitar exames - O enfermeiro não pode realizar consultas na qual oferece ao paciente diagnóstico de doenças e a prescrição de exames e medicamentos, bem como o encaminhamento para outros profissionais ou serviços. Esse é o entendimento da Justiça Federal, no Distrito Federal, que suspendeu por meio de decisão liminar os efeitos da Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, editada pelo Ministério da Saúde.
Procedimentos estéticos só podem ser realizados por médicos, reitera decisão da Justiça Federal - Procedimentos como micropuntura (microagulhamento), laserterapia, depilação a laser, criolipólise, escleroterapia, intradermoterapia/mesoterapia, peelings e a prescrição de nutracêuticos/nutricosméticos só podem ser realizados por médicos. Essa é a conclusão de decisão liminar tomada pela Justiça Federal, no Distrito Federal, que suspendeu os efeitos de norma do conselho profissional dos enfermeiros que previa a atuação da categoria na área estética.
PL 155/2017, que regulamenta a prescrição farmacêutica no Amazonas, é rejeitado pela CCJR da Assembleia Legislativa do Estado - Projeto de Lei 155/2017, que regulamenta a prescrição farmacêutica no Estado do Amazonas e dá outras providências, de autoria do deputado estadual Francisco Souza (Podemos), foi discutido e rejeitado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), no dia 21 de setembro de 2017.

Anvisa

Lote de medicamento Beta-Long é interditado - Medicamento indicado para problemas osteoarticulares, dermatológicas, doenças do colágeno e neoplásicas teve resultado insatisfatório em laudo.
Aprovada nova imunoglobulina para terapia de reposição - Medicamento é uma preparação de imunoglobulina humana a da enzima hialuronidase humana recombinante, utilizado para melhorar a dispersão e absorção da imunoglobulina humana sob a pele.
Participe do webinar sobre produtos para saúde - Tema da quarta edição da conferência virtual será sobre estratégias para minimizar exigências em cadastros de equipamentos médicos. Marque a data no calendário e participe!

Fapesp

Grupo da USP testa estratégia de tratamento tópico contra o câncer de pele Metodologia desenvolvida em Ribeirão Preto associa corrente elétrica de baixa intensidade a uma formulação contendo quimioterápicos nanoencapsulados

MedCity

Former IBM Watson Health employee on AI: The truth needs to come out - Uma entrevista recente com um antigo funcionário da IBM que trabalhou no grupo das ciências da vida da empresa mostra que o hype do impacto da inteligência artificial na saúde também se sentiu internamente.

iMedicalApps

Using a Dose of a Virtual Reality in the Operating Room for Sedation - Australian researchers recently published the results of a study looking at use of virtual reality to aide sedation during procedures.

New York Times

Cuban Doctors Revolt: ‘You Get Tired of Being a Slave’ - In a rare act of collective defiance, scores of Cuban doctors working overseas to make money for their families and their country are suing to break ranks with the Cuban government, demanding to be released from what one judge called a “form of slave labor.”

EXAME

Um debate fundamental: como salvar a saúde no Brasil - Uma boa gestão é o início do tratamento adequado para os problemas do sistema de saúde no Brasil, segundo concluíram os participantes do EXAME Fórum Saúde

The New England Journal of Medicine

Lost in Thought — The Limits of the Human Mind and the Future of Medicine - In the good old days, clinicians thought in groups; “rounding,” whether on the wards or in the radiology reading room, was a chance for colleagues to work together on problems too difficult for any single mind to solve.

BMJ

Epidemic of deaths from fentanyl overdose - The growing crisis of fentanyl overdosing is likely to continue unless policy makers tackle the many social determinants that fuel the marginalisation of drug users, says this editorial

Using patient data for patients’ benefit -  Innovations are often labelled as “personalised” and “patient centred,”234 but since all health data are personal and about patients, what does the terminology actually mean, and do these innovations benefit patients?

JAMA

Effects of an Early Resuscitation Protocol on Sepsis Mortality in Zambia - Estudo no feino no país africano demonstra que a ressuscitação precoce aumenta a mortalidade em pacientes com sepse
Monitoring Opioid Use for Managing Chronic Pain
Talking to Machines About Personal Mental Health Problems

Ficamos por aqui nesta semana. pretendemos melhorar este clipping. Não deixe de seguir o Med News Academia Médica


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você