Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Medicamento ganha fama de emagrecedor nas mídias sociais e preocupa comunidade médica

Medicamento ganha fama de emagrecedor nas mídias sociais e preocupa comunidade médica
Academia Médica
mar. 1 - 2 min de leitura
000

A comunidade médica internacional tem expressado preocupação em relação à fama de emagrecedor que o medicamento Ozempic, normalmente recomendado para tratamento de diabetes tipo 2, ganhou nas mídias sociais. No TikTok, vídeos com a hashtag #Ozempic atingiram cerca de 600 milhões de visualizações nas últimas semanas. Muitos deles vendem a ideia de que a droga é um recurso potente para a perda de peso rápida.

Produzido pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, o medicamento injetável tem como ingrediente ativo a semaglutida e é capaz de diminuir a rapidez com que a comida deixa o estômago, produzindo sensação de saciedade e reduzindo o apetite dos usuários. Estes muitas vezes passam a perceber perda de peso corporal.

Em vários países, a divulgação nas mídias sociais fez com que um número grande de pessoas que não são diabéticas obtivessem prescrições para uso de Ozempic, ocorrendo inclusive falsificações de receitas. Em algumas localidades, já começam a faltar estoques do medicamento, sendo que pessoas diabéticas que realmente necessitam dele podem passar a ter dificuldades em encontrá-lo para venda.

O uso do produto em desacordo com a bula preocupa os médicos, que alertam para efeitos colaterais da semaglutida. O mais comum deles é náusea. Porém, mesmo que a dosagem consumida seja baixa, podem haver efeitos mais graves, como pancreatite aguda, distúrbios biliares e constipação que pode levar à obstrução intestinal. A longo prazo, após vários anos de tratamento, o remédio também aumenta o risco de câncer de tireoide.

Em nota, a Novo Nordisk condenou o uso irregular do Ozempic, dizendo que a utilização do mesmo deve se limitar apenas ao que está presente na bula e deve ser feita somente sob recomendação médica. A fabricante também revelou que, desde que a demanda pelo medicamento aumentou, tem mantido suas instalações globais em constante atividade na tentativa de evitar escassez.

Com informações de Agence France-Presse.

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você