Pessoas que querem emagrecer geralmente evitam comer amendoim por acreditar que ele tem muitas calorias. Porém, um estudo conduzido por integrantes da Universidade do Sul da Austrália, em parceria com a Texas Tech University, descobriu que o alimento, rico em gorduras insaturadas saudáveis, pode fazer parte de uma dieta eficaz para perda de peso. Além disso, pode contribuir com a saúde cardiovascular, baixa da pressão arterial e melhora dos níveis de glicose em jejum. O estudo foi publicado na revista Nutrients.
Foram avaliados dois grupos de pessoas adultas com risco moderado ou alto de diabetes tipo 2. Um consumiu 70 gramas de amendoim (em porções de 35 gramas, duas vezes ao dia, trinta minutos antes das refeições) em cima de uma dieta para perda de peso. Outro, seguiu uma dieta tradicional com baixo teor de gordura.
Após seis meses, os participantes de ambos os grupos perderam uma média de 6,7 Kg. Porém, o grupo que ingeriu amendoim apresentou menores índices de pressão sanguínea (5mmHg), o que está associado à redução de 10% no risco de doenças cardiovasculares.
Rico em proteínas e fibras, o amendoim, segundo a pesquisa, também ajuda a manter a saciedade, reduzindo a vontade de “beliscar” alimentos ao longo do dia ou comer demais.
Com informações de revista Nutrients.
Leia também:
Dieta de estilo mediterrâneo pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia em pelo menos 20%