A prescrição de medicamentos está diretamente ligada ao desfecho clínico. Logo, sua assertividade tem a ver, também, com a reputação e credibilidade do médico. A escalada global do coronavírus é um exemplo disso, já que o tratamento da Covid-19 é marcado por polêmicas e contradições envolvendo a comprovação científica da eficácia de uma série de medicamentos.
A pluralidade de opiniões entre especialistas evidencia a importância de centralizar informações confiáveis a respeito de fármacos e de tudo que envolve o processo da prescrição. Nesse contexto, o aplicativo Consulta +Rápida, solução tecnológica desenvolvida pela Artmed Editora, se destaca como ferramenta segura e ágil para auxiliar médicos na tomada de decisão clínica.
Diferenciais do aplicativo Consulta+Rápida
Um dos objetivos do Consulta +Rápida é aliar praticidade e confiança, fortalecendo o trabalho do profissional de medicina. O aplicativo foi desenvolvido com base em alguns best sellers da Artmed. Entre eles, o livro Medicamentos de A a Z, organizado pelo médico Elvino Barros.
Os conteúdos da obra foram submetidos a uma consultoria com especialistas de diversas áreas antes de serem adaptados ao ambiente digital. Assim, médicos podem consultar em seu próprio smartphone itens como posologia, contraindicações, apresentações e usos de medicamentos com mais agilidade.
A aba medicamentos, por exemplo, tem um botão próprio dentro do aplicativo, o que otimiza a experiência de uso. Além disso, cada fármaco segue um template específico, com informações listadas em tópicos para facilitar a visualização.
Outro diferencial do Consulta +Rápida está no fato de que seus conteúdos vão além da bula oficial do fármaco em questão. “Contamos com a expertise de uma equipe de farmacêuticas que produzem a base dos conteúdos de cada medicamento que, depois, ainda passa pelo olhar médico de nossos organizadores e consultor técnico. Esses conteúdos contemplam estudos com embasamento científico que comprovam a eficácia de cada indicação de uso dos medicamentos”, comenta Mirian Fachinetto, editora da Artmed e dos conteúdos do app.
Como funciona a seção de medicamentos do Consulta+Rápida
Os medicamentos são listados em ordem alfabética, facilitando a usabilidade. Além disso, o usuário pode digitar no campo ‘busca’ o nome do remédio. Ao clicar no resultado, uma nova tela apresenta dados como o grupo farmacológico, disponibilidade na farmácia popular, opções de apresentações comerciais.
Informações práticas como tipo de receituário, espectro e modo de administração também são detalhados no aplicativo Consulta +Rápida.
“Outros itens a serem destacados na descrição dos medicamentos são a indicação para gestantes e lactantes e o ajuste de dose para populações especiais, como é o caso dos ajustes para idosos, pacientes com disfunção renal ou problemas hepáticos. Só é possível chegar a esse diferencial porque cada conteúdo sobre o medicamento foi estudado e construído especialmente para o aplicativo”, garante Mirian.
O Consulta +Rápida também associa o medicamento a condições clínicas. Assim, o médico tem mais uma ferramenta para identificar fármacos que podem alterar o curso de algumas doenças e de que forma o tratamento pode influenciar no desfecho clínico.
Agilidade e segurança para acessar informações
A plataforma do aplicativo Consulta +Rápida permite que os conteúdos e funcionalidades sejam atualizados e melhorados constantemente. O banco de dados dos medicamentos, por exemplo, é revisado periodicamente a partir de atualizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Novos remédios, indicações de uso e a disponibilidade desses itens no mercado brasileiro também são incluídas no aplicativo Consulta +Rápida.
Entre as novidades estão cerca de 150 onco-medicamentos disponíveis no app, com inclusão de novos conteúdos semanalmente. “Mesmo que alguns medicamentos sejam pouco conhecidos, são indispensáveis para as especialidades médicas”, destaca Mirian. A intenção, segundo a editora de conteúdo do aplicativo, é ampliar para as mais diferentes áreas da medicina e tipos de medicamentos listados.
Outra funcionalidade em destaque é que o app salva os medicamentos mais visualizados pelo usuário na tela inicial. Além disso, as buscas recentes ficam destacadas, o que agiliza o acesso durante um atendimento.
Para garantir a credibilidade das informações, ao final da descrição do medicamento há uma aba que apresenta as referências e fontes consultadas para aquele conteúdo. Também é disposto um quadro de comentários que complementam as informações e fornecem ainda mais subsídios para a decisão clínica.
O Consulta +Rápida está disponível na Apple Store e no Google Play. É possível testá-lo gratuitamente, em uma ação que terá tempo limitado. Depois, o usuário precisará aderir aos pacotes de assinatura para desfrutar de todas as funcionalidades. Para baixar, clique aqui.
Quer experimentar o Consulta + Rápida?
Os leitores da Academia Médica têm 90 dias completamente gratuitos (isso mesmo, 90 dias!) para usar o aplicativo e mais 20% de desconto para conhecer essa nova ferramenta de suporte a decisão clínica.
Para isso, você deve fazer os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo (Google Play ou App Store)
- Selecionar a opção "Assinar"
- Clicar em "Participo de uma instituição parceira"
- Selecionar “Academia Médica”
- Informar o código ACADMED90
- Pronto! Você garantiu os seus 90 dias gratuitos e 20% de desconto.