Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medicina do futuro, HOJE!

Medicina do futuro, HOJE!
Fernando Carbonieri
fev. 13 - 4 min de leitura
000

Medicina do futuro, HOJE!

 

Estamos vivendo uma era de incertezas na classe médica. Com a revolução da informação e da tecnologia "vestível", as possibilidades no cuidado com a saúde serão as mais variadas possíveis. Já vivemos em um mundo onde as pessoas já vêm à consulta com a hipótese diagnóstica pronta, pois antes de consultar já questionaram ao Dr. Google sobre seus sintomas. Alguns médicos se assustam com esse cenário e começam a profetizar uma medicina mais desafiadora para os profissionais, devido ao grau de empoderamento e questionamento que pacientes irão apresentar.

Em parte isso é verdade, pois atender a esses pacientes e familiares informados requer uma maturidade e uma faculdade de medicina orientada para atender o paciente, e não a possível doença que ele apresenta (isso ele já vai saber quando chega em seu consultório). Além disso, tenho a coragem de afirmar que, num futuro não tão distante, as consultas online serão possíveis, com uma taxa de erro mínima. Mas não temam, pois isso jamais será a extinção do médico de consultório.

Para corroborar estas afirmações, apresento o SCANADU - Um escâner repleto de sensores que permite a qualquer pessoa a realização de exames físicos sofisticados - em um piscar de olhos.

Scanadu-Scout

Para visualizar a importância deste projeto, a empresa está incubada no parque de pesquisa da NASA e contou com mais de 14 milhões de dólares na primeira rodada de investimentos. Vale ainda ponderar que foi aberto para futuros consumidores investirem na ideia. Apenas nessa iniciativa, foram levantados 1,6 milhões de dólares, configurando o maior investimento desse tipo da história.

O que o SCANADU é capaz de fazer?

  • Temperatura: o Gadget é capaz de fornecer a temperatura constantemente
  • Pressão sanguínea: seria ele a evolução do MAPA, a diferença que a análise seria feita constantemente, e não apenas no período do exame
  • Freqüência Cardíaca: o aparelho monitora frequentemente seus batimentos cardíacos e avisa em seu celular quando alguma coisa está fora do normal
  • Oximetria: assim como um oxímetro de pulso, o aparelho lê a saturação de oxigênio na hemoglobina do seu usuário
  • ECG: chega de Holter! O SCANADU poderá realizar traçados eletrocardiográficos sem todos aqueles fios e eletrodos.
  • HRV: sigla para Heart Rate Variation, verifica ao longo do dia, as variações na frequência cardíaca
  • Parcial de Urina: Inacreditável que um aparelho doméstico possa fazer isso, mas o Scanadu faz.

A partir da coleta dos dados, o aparelho facilita a vida dos médicos. Segundo a empresa, ao dar informações do tipo que o SCANADU fornece, os pacientes e médicos terão mais tempo para conversarem entre si. Além disso ele reduziria visitas desnecessárias ao hospital, além de permitir que um médico generalista possa diagnosticar o paciente e tratá-lo.

Tudo isso será feito com apenas 2 aparelhos. O Scanadu Scout e o Scanaflo. O primeiro seria responsável pelos exames físicos, enquanto o segundo pelos exames laboratoriais que, além do parcial de urina, a empresa promete ser capaz de realizar.

Veja o vídeo e conheça as promessas do SCANADU.

Precisamos saber  da sua opinião sobre o assunto. A medicina irá melhorar ou piorar? Como será o dia-a-dia médico com aparelhos como esses nas mãos de nossos pacientes?

Mais sobre o futuro da medicina você encontra no post: Os médicos puristas que me perdoem, mas adequar-se à tecnologia é fundamental.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você