Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Ministério da saúde divulga: 54,4% das Mulheres e 41,6% dos Homens Afetados por HPV na Genital

Ministério da saúde divulga: 54,4% das Mulheres e 41,6% dos Homens Afetados por HPV na Genital
Academia Médica
dez. 19 - 4 min de leitura
000

54,4% das mulheres e 41,6% dos homens sexualmente ativos estão infectados pela variante de alto risco do vírus.

Um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil revela dados alarmantes sobre a prevalência do HPV (Papiloma Vírus Humano) no país. A pesquisa, realizada através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), mostra que 54,4% das mulheres e 41,6% dos homens sexualmente ativos estão infectados pela variante de alto risco do vírus. Este cenário ressalta a necessidade crítica de aumentar a taxa de imunização contra o HPV.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Está associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero e ânus, e a mais da metade dos casos de câncer na vulva, pênis e orofaringe. Além disso, 90% das verrugas genitais são causadas pelo vírus. A vacina HPV quadrivalente, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma medida preventiva eficaz contra essas complicações.


💉 Vacinação e Ampliação do Público-Alvo:

Historicamente, a vacina contra o HPV era destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e a pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais. Recentemente, o Brasil ampliou o acesso à vacina para vítimas de abuso sexual, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Pan-Americana de Infectologia (API). No entanto, o país enfrenta uma queda na cobertura vacinal, com taxas de adesão inferiores a 60% para a segunda dose em meninas e ainda menores em meninos.

🎤 Estratégias do Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde está adotando uma abordagem proativa para enfrentar esse desafio. Segundo Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o estudo reforça a mensagem de que a vacinação contra o HPV é uma proteção contra vários tipos de câncer que afetam tanto homens quanto mulheres.

Há um intensificação por parte do órgão, em ações de microplanejamento nos estados, promovendo treinamentos para gestores e lideranças locais e realizando esforços de conscientização em escolas e comunidades. Além disso, mais de R$ 151 milhões foram destinados a estados e municípios para reforçar a imunização, com foco especial em crianças e adolescentes.

A luta contra o HPV no Brasil é um esforço contínuo que requer a colaboração de toda a sociedade. A vacinação é uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer e outras complicações relacionadas ao HPV. É essencial que as autoridades de saúde continuem a promover a conscientização e a facilitar o acesso à vacinação, visando uma cobertura vacinal mais abrangente e eficaz.



📝 Confira abaixo, o esquema de vacinação do HPV, segundo orientações do Ministério da Saúde! 


💉 Esquema vacinal do HPV (Ministério da Saúde, dezembro 2023)

👦🏻👧🏻• Pessoas de 9 a 14 anos, do sexo feminino e masculino, vítimas de violência sexual –  Duas doses conforme o Calendário Nacional de Vacinação de rotina.  As doses devem ter um intervalo de 6 meses;


👩🏻‍🦰🧑🏻‍🦱• Pessoas de 15 a 45 anos, do sexo feminino e masculino, imunocompetentes e vítimas de violência sexual – Três doses, com um intervalo de 2 meses entre a primeira e a segunda; e de 6 meses, entre a primeira e a terceira. O intervalo para vacinar deve ser de no máximo 6 meses;


👨🏻‍🦱👩🏻• Pessoas de 15 a 45 anos, do sexo feminino e masculino nas indicações especiais (vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea); pacientes oncológicos; imunossuprimidos (pessoas vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos); e  vítimas de violência sexual –  Três doses, com um intervalo de 2 meses, entre a primeira e a segunda; e de seis meses, entre a primeira e a terceira  (0, 2 e 6 meses).




Referência: 

Ministério da Saúde do Brasil. (2023, Dezembro). Taxa de HPV na genital atinge 54,4% das mulheres e 41,6% dos homens no Brasil, diz estudo. Governo do Brasil. Recuperado de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/taxa-de-hpv-na-genital-atinge-54-4-das-mulheres-e-41-6-dos-homens-no-brasil-diz-estudo


Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você