Um estudo publicado em 3 de outubro de 2024, na JAMA Network Open evidencia o impacto das mudanças nas recomendações para rastreamento do câncer colorretal entre indivíduos de 45 a 49 anos. A recomendação de maio de 2021 da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF), que qualifica essa faixa etária para rastreamento regular, mostrou um aumento notável na adesão ao exame, sinalizando uma importante vitória na luta contra o câncer colorretal.
Fonte: Siddique S, Wang R, Yasin F, et al., 2024
Historicamente, o rastreamento de câncer colorretal era recomendado para adultos de 50 a 75 anos. Contudo, com o aumento de casos em pessoas mais jovens, a American Cancer Society já havia diminuido a idade recomendada para 45 anos em 2018. A USPSTF seguiu com uma recomendação semelhante em 2021, obrigando que os seguros cobrissem o custo desses exames para o novo grupo etário.
O estudo analisou uma vasta amostra de 10.221.114 indivíduos com seguro privado, proporcionando uma visão abrangente sobre a adesão ao rastreamento. Os resultados revelaram que, após a recomendação de 2021, a adesão ao rastreamento entre indivíduos de 45 a 49 anos aumentou significativamente. A frequência média de beneficiários elegíveis para rastreamento também variou, caindo levemente durante a pandemia de COVID-19, mas recuperando-se posteriormente.
Desigualdades na Adesão ao Rastreamento
Apesar do aumento geral na adesão ao rastreamento, o estudo identificou disparidades persistentes baseadas no índice de privação social e localidade. Essas disparidades sublinham a necessidade de estratégias direcionadas para melhorar a adesão ao rastreamento em comunidades sub-representadas e economicamente desfavorecidas.
O estudo não foi isento de preocupações, incluindo o risco de complicações médicas em indivíduos mais jovens e os custos financeiros adicionais associados a um maior número de colonoscopias necessárias. Além disso, as limitações de dados sobre raça e etnia e o tipo de cobertura de seguro podem ter impactado os resultados e a generalização dos dados.
Referência:
Siddique S, Wang R, Yasin F, et al. USPSTF Colorectal Cancer Screening Recommendation and Uptake for Individuals Aged 45 to 49 Years. JAMA Netw Open. 2024;7(10):e2436358. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.36358